Sistema Solar Inclusivo: da gênese da produção ao contexto da utilização
Resumo
Este artigo trata sobre a construção de um aparato experimental no curso de formação continuada para professores de Física e Ciências ofertado pelo Instituto Federal Catarinense/campus Rio do Sul. Visa apresentar a gênese da produção do aparato; relatar o desenvolvimento do material e trazer resultados de sua utilização na educação não formal. São exploradas relações entre Aprendizagem Significativa e inclusão educacional de estudantes com deficiência que foram os conteúdos presentes no curso. Foram objeto de estudo o projeto do curso, as produções dos participantes e caderno de campo. Para trazer dados sobre as atividades de extensão, foram consultadas listas de frequência e registros fotográficos. Reflete-se sobre as contribuições do seu desenvolvimento e utilização, para a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) de licenciandos e professores. A partir do desenvolvimento do Sistema Solar, observou-se indicativos de compreensão sobre Aprendizagem Significativa e a importância de considerar as características de estudantes surdos, com e sem deficiência no ensinoaprendizagem. Pondera-se que a reconstrução do Sistema Solar Inclusivo, bem como sua demonstração em práticas educativas não formais são dinâmicas que integram o ensino com atividades extensionistas com potencial de contribuir na construção do PCK dos acadêmicos da Licenciatura em Física.