Sistema Solar Inclusivo: da gênese da produção ao contexto da utilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14064

Palavras-chave:

educação formal, educação não formal, Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, conhecimento pedagógico de conteúdo

Resumo

Este artigo trata sobre a construção de um aparato experimental no curso de formação continuada para professores de Física e Ciências ofertado pelo Instituto Federal Catarinense/campus Rio do Sul. Visa apresentar a gênese da produção do aparato; relatar o desenvolvimento do material e trazer resultados de sua utilização na educação não formal. São exploradas relações entre Aprendizagem Significativa e inclusão educacional de estudantes com deficiência que foram os conteúdos presentes no curso. Foram objeto de estudo o projeto do curso, as produções dos participantes e caderno de campo. Para trazer dados sobre as atividades de extensão, foram consultadas listas de frequência e registros fotográficos. Reflete-se sobre as contribuições do seu desenvolvimento e utilização, para a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) de licenciandos e professores. A partir do desenvolvimento do Sistema Solar, observou-se indicativos de compreensão sobre Aprendizagem Significativa e a importância de considerar as características de estudantes surdos, com e sem deficiência no ensinoaprendizagem. Pondera-se que a reconstrução do Sistema Solar Inclusivo, bem como sua demonstração em práticas educativas não formais são dinâmicas que integram o ensino com atividades extensionistas com potencial de contribuir na construção do PCK dos acadêmicos da Licenciatura em Física.

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Publicado

08-11-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CLEBSCH, Angelisa Benetti; GONÇALVES, Marinês Dias; JURASZEK, Bruna; SILVA, Luiz Fernando da; CUSTÓDIO PINTO, Giordano Bruno. Sistema Solar Inclusivo: da gênese da produção ao contexto da utilização. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 226–247, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14064. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14064. Acesso em: 9 mar. 2025.