Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14023

Palavras-chave:

sequência didática, pedagogia decolonial, história das Ciências, plantas alimentícias

Resumo

Devido à dinamicidade do mundo, a alimentação natural tem sido substituída por uma alimentação monótona e industrializada. Assuntos de alimentação e saúde estão presentes nos currículos escolares e, consequentemente, nas salas de aula. Neste contexto, apresentamos uma sequência didática para abordar a temática de plantas alimentícias pautada em uma perspectiva socioecológica da saúde, na história das Ciências e na pedagogia decolonial. A sequência didática foi construída a partir de trechos do manuscrito da História das plantas alimentares e de gozo do Brasil escrito pelo farmacêutico e naturalista Theodoro Peckolt na época do Brasil Imperial. Os detalhes de cada aula da sequência didática proposta para estudantes do Ensino Médio foram descritos, e para elaboração dessa consideramos as dimensões da abordagem histórica no ensino de Ciências que seriam: a epistemológica, a sociocultural e a da práxis. Espera-se que essa sequência didática possa fomentar a valorização de diversos saberes e o reconhecimento de alimentos nativos do Brasil. 

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Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

LANDINHO, Flávia Martho; ALVIM, Marcia Helena; FRANZOLIN, Fernanda. Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 636–653, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14023. Acesso em: 12 mar. 2025.