O pensamento algébrico de estudantes do 5º do ensino fundamental: uma análise a partir das camadas de generalidade de Luis Radford

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de Álgebra, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Pensamento Algébrico Covariacional, Trabalho conjunto

Resumo

Nesta produção visa-se apresentar alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as aprendizagens algébricas evidenciadas em episódios de trabalho conjunto com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental, a partir de camadas de generalidade do pensamento algébrico da Teoria da Objetivação. Assim, analisou-se em episódios de trabalho conjunto as aprendizagens algébricas, seguindo os movimentos recursivos da Análise Textual Discursiva. Elencou-se como unidades de análise: episódios de trabalho conjunto e aprendizagem algébrica. Diante disso, como resultados, identificou-se que indícios de aprendizagem algébrica em sua camada factual e camada contextual de compreensão. Cabe destacar que a regularidade das sequências é mais facilmente objetivada pelos estudantes, no entanto, em alguns episódios foi possível identificar a relação covariacional das sequências. Portanto, haja vista que é possível identificar indícios de aprendizagem algébrica, sugere-se que pesquisas futuras versem sobre as possibilidades de intervenções dos professores nesse trabalho conjunto de modo favorecer o encontro com formas de saber algébrico.

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Publicado
05-06-2024
Como Citar
SILVA, J.; FAJARDO, R. O pensamento algébrico de estudantes do 5º do ensino fundamental: uma análise a partir das camadas de generalidade de Luis Radford. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 177-197, 5 jun. 2024.