O pensamento algébrico de estudantes do 5º do ensino fundamental: uma análise a partir das camadas de generalidade de Luis Radford

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13973

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de Álgebra, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Pensamento Algébrico Covariacional, Trabalho conjunto

Resumo

Nesta produção visa-se apresentar alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as aprendizagens algébricas evidenciadas em episódios de trabalho conjunto com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental, a partir de camadas de generalidade do pensamento algébrico da Teoria da Objetivação. Assim, analisou-se em episódios de trabalho conjunto as aprendizagens algébricas, seguindo os movimentos recursivos da Análise Textual Discursiva. Elencou-se como unidades de análise: episódios de trabalho conjunto e aprendizagem algébrica. Diante disso, como resultados, identificou-se que indícios de aprendizagem algébrica em sua camada factual e camada contextual de compreensão. Cabe destacar que a regularidade das sequências é mais facilmente objetivada pelos estudantes, no entanto, em alguns episódios foi possível identificar a relação covariacional das sequências. Portanto, haja vista que é possível identificar indícios de aprendizagem algébrica, sugere-se que pesquisas futuras versem sobre as possibilidades de intervenções dos professores nesse trabalho conjunto de modo favorecer o encontro com formas de saber algébrico.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

SILVA, Jéssica Goulart da; FAJARDO, Ricardo. O pensamento algébrico de estudantes do 5º do ensino fundamental: uma análise a partir das camadas de generalidade de Luis Radford. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 177–197, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13973. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13973. Acesso em: 29 mar. 2025.