Estudo de elementos meteorológicos no Ensino de Ciências: elo entre Residência Pedagógica e estágio supervisionado obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13948

Palavras-chave:

Instrumentos meterológicos, atividade prática experimental, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Este trabalho descreve a execução de uma proposta de ensino sobre o tema “Clima e Tempo” elaborado com a perspectiva de relacionar teoria e prática dos conceitos envolvidos para confecção de instrumentos meteorológicos (anemômetro e pluviômetro). Nas atividades propostas, a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos constituiu a organização das tarefas, promovendo a participação ativa dos estudantes. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) - núcleo Interdisciplinar de Ciências vinculado ao curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito. A formação docente inicial em Ciências da Natureza prevê o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, sob uma perspectiva interdisciplinar articulada à Educação Básica, com a promoção da pesquisa e reflexão entre teoria e prática nas diferentes áreas do conhecimento científico. O PRP tem o objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica nos cursos de licenciatura, assim, promovendo possibilidades de colaboração entre a Universidade, escolas e licenciandos(as). A execução desta proposta promoveu o desenvolvimento do ensino alinhado à BNCC através de um conjunto de atividades para a compreensão de conceitos relacionados ao tempo e clima.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lavínia Rodrigues Chagas, Universidade Federal do Pampa

    Acadêmica do curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), residente do Programa de Residência Pedagógica

  • Matheus Souza Bortolotto, Universidade Federal do Pampa

    Acadêmico do curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), residente Programa de Residência Pedagógica,

  • Janaína Viário Carneiro, Universidade Federal do Pampa

    Professora Doutora em Física da Universidade Federal do Pampa, Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, professora orientadora do Núcleo Ciências do Programa de Residência Pedagógica junto ao curso de Ciências da Natureza Licenciatura (Unipampa – Campus Dom Pedrito). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC)

  • Franciele Braz de Oliveira Coelho, Universidade Federal do Pampa

    Professora Doutora em Ensino de Física da Universidade Federal do Pampa,  professora colaboradora do Programa de Residência Pedagógica, junto ao curso de Ciências da Natureza Licenciatura (Unipampa – Campus Dom Pedrito). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC)

Downloads

Publicado

05-06-2024

Como Citar

CHAGAS, Lavínia Rodrigues; BORTOLOTTO, Matheus Souza; CARNEIRO, Janaína Viário; COELHO, Franciele Braz de Oliveira. Estudo de elementos meteorológicos no Ensino de Ciências: elo entre Residência Pedagógica e estágio supervisionado obrigatório. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 308–324, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13948. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13948. Acesso em: 25 mar. 2025.