Perspectivas e práticas sobre a inclusão de alunos com autismo no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13869

Palavras-chave:

inclusão, autismo, ensino de física, ensino e aprendizagem

Resumo

A escola é um importante espaço para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos com autismo. Nesse contexto, este trabalho verificou as perspectivas e práticas em relação ao ensino de Física de estagiários que acompanham alunos autistas, objetivando a discussão sobre a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada está ancorada em uma pesquisa bibliográfica que dá suporte ao estudo descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de investigação utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado a dois estagiários, estudantes de licenciatura que acompanham alunos autistas no ensino regular, desenvolvido com foco nas aulas de Física. A análise interpretativa dos dados coletados evidenciou a necessidade de cursos de capacitação docente, da adaptação de conteúdo e utilização de diferentes estratégias pedagógicas para que a socialização do conhecimento alcance todos os alunos durante a aula.

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Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MEDEIROS, Julia; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel. Perspectivas e práticas sobre a inclusão de alunos com autismo no ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 591–603, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13869. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13869. Acesso em: 29 mar. 2025.