Perspectivas e práticas sobre a inclusão de alunos com autismo no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13869Palavras-chave:
inclusão, autismo, ensino de física, ensino e aprendizagemResumo
A escola é um importante espaço para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos com autismo. Nesse contexto, este trabalho verificou as perspectivas e práticas em relação ao ensino de Física de estagiários que acompanham alunos autistas, objetivando a discussão sobre a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada está ancorada em uma pesquisa bibliográfica que dá suporte ao estudo descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de investigação utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado a dois estagiários, estudantes de licenciatura que acompanham alunos autistas no ensino regular, desenvolvido com foco nas aulas de Física. A análise interpretativa dos dados coletados evidenciou a necessidade de cursos de capacitação docente, da adaptação de conteúdo e utilização de diferentes estratégias pedagógicas para que a socialização do conhecimento alcance todos os alunos durante a aula.