Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos

  • Willian Grecillo dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina/Mestrando
  • Karine Raquiel Halmenschlager Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Ensino de Física, Visões deformadas do trabalho científico, Divulgação científica

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a manifestação de visões deformadas sobre o trabalho científico (PÉREZ et al., 2001) presentes em reportagens que relatam o esforço coletivo realizado para a construção da primeira fotografia de um buraco negro divulgadas no ano de 2019. Para isso, foram consideradas cinco reportagens, veiculadas nos principais portais de notícias brasileiros. A análise de tais reportagens foi realizada com base nas sete visões deformadas sobre o trabalho científico discutidas por Pérez et al. (2001), as quais foram consideradas como categorias a priori, de acordo com os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Entre os resultados, destaca-se que as compreensões relacionadas à visão individualista e elitista, a concepção empírico indutivista e ateórica e a visão exclusivamente analítica foram as mais frequentes nos textos analisados. Isso evidencia, entre outros aspectos, a necessidade de ampliação de discussões sobre a natureza da ciência no contexto escolar, na formação de professores e nos espaços de formação dos profissionais que produzem textos de divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Grecillo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina/Mestrando

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC)

Karine Raquiel Halmenschlager, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, formação docente e Educação do Campo.

Publicado
20-06-2021
Como Citar
GRECILLO DOS SANTOS, W.; HALMENSCHLAGER, K. Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 181-202, 20 jun. 2021.