A "cola" como instrumento de ‘Segurança e Autoconfiança’ no processo avaliativo da disciplina de Fisiologia Humana

Palavras-chave: Cola na avaliação, suporte emocional, memória, segurança

Resumo

A prática de “colar” nas avaliações parece estar associada a uma estratégia do estudante em evitar o baixo rendimento nas avaliações quantofrênicas e o medo do fracasso. Diante do fato, compreende-se que o conteúdo expresso na cola talvez seja o que o estudante tenha menos segurança. Assim, este trabalho tem como intento investigar a utilização da cola, por estudantes de Enfermagem, na avaliação de Fisiologia Humana, como possível instrumento de suporte emocional, assim como identificar os conteúdos que apresentaram maiores dificuldades de apreensão e, dessa forma, repensar a prática pedagógica. Trata-se de pesquisa básica, de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória. A metodologia utilizada para a análise dos relatos de experiência foi a Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram discursos ancorados na Ideia Central ‘Segurança e Autoconfiança’ e dificuldades de aprendizagem em conteúdos específicos dos sistemas digestório, respiratório e renal. Desconstruir o estereótipo aversivo em relação ao uso de anotações (“cola”) no momento da prova, pode ressignificá-la como um instrumento de suporte emocional e, principalmente, de identificação dos conteúdos que os estudantes apresentam maior dificuldade de apreensão, indicando um bom caminho para repensar a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Andrea Velloso da Silveira Praça, UNIGRANRIO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Ciências - área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado no Observatório da Educação/CAPES. É Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE/Faperj (2016-2019/2020-2023). Foi membro do comitê de implantação do Programa de Mestrado Profissional em Educação em Biociências do Instituto de Bioquímica da UFRJ, onde foi professora visitante. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências e Saúde na Universidade do Grande Rio. Foi presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação da Área de Ensino do Sudeste - FOREN (2022-2023). É membro do Grupo de Trabalho de Programas de Pós-graduação em Ensino em Saúde.

Publicado
05-06-2024
Como Citar
GONZAGA, L.; PRAÇA, A. A "cola" como instrumento de ‘Segurança e Autoconfiança’ no processo avaliativo da disciplina de Fisiologia Humana. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 119-136, 5 jun. 2024.