Sequência de ensino investigativa sobre educação nutricional e uso integral dos alimentos: contribuições para a alfabetização científica

Palavras-chave: Educação alimentar, Partes não convencionais de vegetais, Podcast, Metodologia de ensino

Resumo

O aproveitamento integral dos alimentos deve ser considerado no enfrentamento à fome, no combate ao desperdício e na redução de resíduos. Apesar de o consumo de partes não convencionais de vegetais não ser um costume na culinária brasileira, é papel da escola abordar novos conceitos sobre alimentação saudável e sustentável. Este estudo teve como intuito promover a construção de conhecimentos sobre educação nutricional e uso integral dos alimentos a partir de uma sequência de ensino investigativa. Como método, foi realizada uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, com atividades capazes de estimular a investigação, a criticidade, a produção textual e a argumentação, possibilitando o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram grande envolvimento dos estudantes, especialmente na resolução de situações-problemas e na produção de podcasts. Nesse contexto, ressaltamos a importância de atividades investigativas em sala de aula, visando ao desenvolvimento de habilidades que contribuam para a alfabetização científica dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Braulina Baiense de Souza Corrêa, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Biologia pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UERJ). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Débora de Aguiar Lage, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGBV/UERJ), com Mestrado em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/UERJ). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Participa de projetos de pesquisa e orientação nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Ensino de Botânica, Alfabetização científica e Divulgação científica.

Publicado
05-06-2024
Como Citar
CORRÊA, M.; LAGE, D. Sequência de ensino investigativa sobre educação nutricional e uso integral dos alimentos: contribuições para a alfabetização científica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 99-118, 5 jun. 2024.