Contribuições ao ensino de ciências na cibercultura a partir da tecnodiversidade e da territorialidade

Palavras-chave: Tecnodiversidade, Territorialidade, Ensino de Ciências, Autoria

Resumo

Os estudos e as discussões em torno do ensino de Ciências e da própria educação como um todo indicam a importância da contextualização dos conhecimentos e a busca por meios para tornar esses conhecimentos significativos para o tempo presente constituído por uma cultura digital. Nesse sentido, o presente artigo busca desenvolver conceitos de outras áreas, incluindo a instalação (Arte), a territorialidade (Geografia), a tecnodiversidade (Filosofia e Tecnologia) e a duração (Metafísica), articulando-os com os processos de construção e de comunicação de aprendizagens em Ciências, propondo que reconhecer e valorizar esses elementos nas produções estudantis contribui para uma formação integral dos estudantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza básica, apoiada centralmente nas ideias dos autores Henri Bergson, Yuk Hui, André Lemos e Sylviane Leprun. Desse modo, entende-se que a medida em que se assumem processos autorais em enunciações estéticas como meios de instalação do estudante no espaço escolar é possível favorecer uma dialogicidade que transcende e entrecruza territorialidades, bem como, fortalecer o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação integral desses estudantes imersos em um contexto de cultura digital.

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Biografia do Autor

Cintia Inês Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado
05-06-2024
Como Citar
CORRÊA, M.; BOLL, C. Contribuições ao ensino de ciências na cibercultura a partir da tecnodiversidade e da territorialidade. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 220-241, 5 jun. 2024.