Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13644

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino, Aprendizagem, Formação docente, Licenciatura

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o principal objetivo de fomentar a iniciação docente de estudantes de licenciatura, preparando-os para a atuação profissional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID nas áreas de Ciências e Biologia. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores supervisores, pedagogos e alunos da educação básica em escolas localizadas no sul do Espírito Santo. Os resultados indicaram a relevância das ações do programa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que foi evidenciado pelos três públicos entrevistados. Além de contribuir para a aprendizagem, as ações do PIBID são importantes para a formação continuada dos professores supervisores, promovendo a articulação entre a educação básica e a universidade. Mudanças nas práticas dos professores a partir da participação no PIBID foram observadas pela equipe pedagógica. Em síntese, as ações do PIBID nas escolas estudadas corroboram com os objetivos do programa, contribuindo para o desenvolvimento da formação continuada dos professores e para a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jocimara Lopes Cesar, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Phillipe Mota Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Biologia (2009), mestre (2012) e doutor (2016) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolveu um pós-doutorado no Laboratório de Ciências Ambientais da UENF (2018). Atua na área de ecologia marinha, com ênfase em ecologia de praias arenosas. Desenvolve projetos de pesquisa nas seguintes linhas: impactos da urbanização, da erosão costeira e de mudanças climáticas em populações bentônicas que habitam praias arenosas; avaliação de capacidade de carga turística, da qualidade cênica epercepção ambiental em praias; métodos para o ensino de Ciências e Biologia. Atua como subcoordenador do curso de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura na UFES - Campos Alegre. Ministra as seguintes disciplinas no curso de Ciências Biológicas Licenciatura: Pesquisa na Prática dos Professores; Pesquisa em Educação no Ensino de Ciências e Biologia; Prática de Ensino de Biologia; Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

05-06-2024

Como Citar

CESAR, Jocimara Lopes; MACHADO, Phillipe Mota. Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 83–98, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13644. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13644. Acesso em: 29 mar. 2025.