Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13644Palavras-chave:
Educação básica, Ensino, Aprendizagem, Formação docente, LicenciaturaResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o principal objetivo de fomentar a iniciação docente de estudantes de licenciatura, preparando-os para a atuação profissional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID nas áreas de Ciências e Biologia. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores supervisores, pedagogos e alunos da educação básica em escolas localizadas no sul do Espírito Santo. Os resultados indicaram a relevância das ações do programa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que foi evidenciado pelos três públicos entrevistados. Além de contribuir para a aprendizagem, as ações do PIBID são importantes para a formação continuada dos professores supervisores, promovendo a articulação entre a educação básica e a universidade. Mudanças nas práticas dos professores a partir da participação no PIBID foram observadas pela equipe pedagógica. Em síntese, as ações do PIBID nas escolas estudadas corroboram com os objetivos do programa, contribuindo para o desenvolvimento da formação continuada dos professores e para a aprendizagem dos alunos.