Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso

Palavras-chave: Educação básica, Ensino, Aprendizagem, Formação docente, Licenciatura

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o principal objetivo de fomentar a iniciação docente de estudantes de licenciatura, preparando-os para a atuação profissional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID nas áreas de Ciências e Biologia. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores supervisores, pedagogos e alunos da educação básica em escolas localizadas no sul do Espírito Santo. Os resultados indicaram a relevância das ações do programa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que foi evidenciado pelos três públicos entrevistados. Além de contribuir para a aprendizagem, as ações do PIBID são importantes para a formação continuada dos professores supervisores, promovendo a articulação entre a educação básica e a universidade. Mudanças nas práticas dos professores a partir da participação no PIBID foram observadas pela equipe pedagógica. Em síntese, as ações do PIBID nas escolas estudadas corroboram com os objetivos do programa, contribuindo para o desenvolvimento da formação continuada dos professores e para a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocimara Lopes Cesar, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Phillipe Mota Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Biologia (2009), mestre (2012) e doutor (2016) em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolveu um pós-doutorado no Laboratório de Ciências Ambientais da UENF (2018). Atua na área de ecologia marinha, com ênfase em ecologia de praias arenosas. Desenvolve projetos de pesquisa nas seguintes linhas: impactos da urbanização, da erosão costeira e de mudanças climáticas em populações bentônicas que habitam praias arenosas; avaliação de capacidade de carga turística, da qualidade cênica epercepção ambiental em praias; métodos para o ensino de Ciências e Biologia. Atua como subcoordenador do curso de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura na UFES - Campos Alegre. Ministra as seguintes disciplinas no curso de Ciências Biológicas Licenciatura: Pesquisa na Prática dos Professores; Pesquisa em Educação no Ensino de Ciências e Biologia; Prática de Ensino de Biologia; Trabalho de Conclusão de Curso.

Publicado
05-06-2024
Como Citar
CESAR, J.; MACHADO, P. Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 83-98, 5 jun. 2024.