Geometria e Artes: conectando saberes nos primeiros anos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13511

Palavras-chave:

Matemática nos Anos Iniciais, Geometria e Artes, Modelo de Van Hiele

Resumo

Esta narrativa apresenta análises e considerações que integra Artes e Geometria e foi desenvolvida nos anos iniciais de uma escola pública do município de Caravelas, extremo sul da Bahia. O estudo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado em andamento, a qual investiga como o ensino de Geometria vem sendo conduzido nesta localidade. Para tanto, explora as ideias baseadas no modelo do pensamento geométrico de Van Hiele e em referências que enfatizam a relevância de experiências geométricas nas salas de aulas dos anos iniciais por meio de dobraduras, recortes, desenhos... Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo, que utiliza para a produção de dados a transcrição de orientações propostas pela professora no grupo de whatsapp em uma turma do 5º ano, a partir da aplicação de atividade de Artes articulada com o campo matemático. Infere-se que o trabalho que concatena elementos artísticos e geométricos pode constituir uma das opções metodológicas para consolidar o ensino de Geometria nos primeiros anos escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CAETANO, Marcos Antônio Guedes; KAIBER, Carmen Teresa. Geometria e Artes: conectando saberes nos primeiros anos escolares. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 738–749, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13511. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13511. Acesso em: 9 mar. 2025.