Geometria e Artes: conectando saberes nos primeiros anos escolares
Resumo
Esta narrativa apresenta análises e considerações que integra Artes e Geometria e foi desenvolvida nos anos iniciais de uma escola pública do município de Caravelas, extremo sul da Bahia. O estudo é parte integrante de uma pesquisa de doutorado em andamento, a qual investiga como o ensino de Geometria vem sendo conduzido nesta localidade. Para tanto, explora as ideias baseadas no modelo do pensamento geométrico de Van Hiele e em referências que enfatizam a relevância de experiências geométricas nas salas de aulas dos anos iniciais por meio de dobraduras, recortes, desenhos... Trata-se de uma abordagem de cunho qualitativo, que utiliza para a produção de dados a transcrição de orientações propostas pela professora no grupo de whatsapp em uma turma do 5º ano, a partir da aplicação de atividade de Artes articulada com o campo matemático. Infere-se que o trabalho que concatena elementos artísticos e geométricos pode constituir uma das opções metodológicas para consolidar o ensino de Geometria nos primeiros anos escolares.
Downloads
Copyright (c) 2023 Marcos Antonio Guedes Caetano
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.