Uso de fanzines em aulas de Ciências: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca da utilização de fanzines nas aulas de ciências. A investigação, de caráter secundário, estabeleceu a seguinte questão norteadora: “qual o cenário das pesquisas existentes no Brasil, sobre o uso de fanzines para o Ensino de Ciências, observando-se os últimos anos (2017-2022)?”, bem como ordenou a definição de protocolos específicos para a busca de publicações contidas em ambientes virtuais. As dez produções científicas incluídas nesta revisão foram extraídas de três diferentes repositórios digitais e, posteriormente, examinadas em profundidade. Os resultados mostram que o Ensino Fundamental apareceu como o principal segmento educacional em que os fanzines foram implementados nas aulas de ciências, em geral, para abordar assuntos relacionados a doenças e impactos ambientais. Além disso, constatou-se que os fanzines são recursos didáticos multifacetados, que podem ser elementos-chave em um processo de ensino-aprendizagem, mas é pertinente considerar sua associação com outras ferramentas e práticas de ensino, visando ampliar ainda mais seu repertório de potencialidades pedagógicas. O conteúdo das publicações que compuseram a RSL permitiu, portanto, a coleta de importantes elementos qualitativos e quantitativos sobre o uso de fanzines no contexto do ensino de ciências.
Downloads
Copyright (c) 2023 Jéssyka Melgaço Rodrigues, Raquel Crosara Maia Leite
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.