Uso de fanzines em aulas de Ciências: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13452

Palavras-chave:

Fanzinagem, ensino de ciências, pesquisas brasileiras, análise sistemática

Resumo

O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca da utilização de fanzines nas aulas de ciências. A investigação, de caráter secundário, estabeleceu a seguinte questão norteadora: “qual o cenário das pesquisas existentes no Brasil, sobre o uso de fanzines para o Ensino de Ciências, observando-se os últimos anos (2017-2022)?”, bem como ordenou a definição de protocolos específicos para a busca de publicações contidas em ambientes virtuais. As dez produções científicas incluídas nesta revisão foram extraídas de três diferentes repositórios digitais e, posteriormente, examinadas em profundidade. Os resultados mostram que o Ensino Fundamental apareceu como o principal segmento educacional em que os fanzines foram implementados nas aulas de ciências, em geral, para abordar assuntos relacionados a doenças e impactos ambientais. Além disso, constatou-se que os fanzines são recursos didáticos multifacetados, que podem ser elementos-chave em um processo de ensino-aprendizagem, mas é pertinente considerar sua associação com outras ferramentas e práticas de ensino, visando ampliar ainda mais seu repertório de potencialidades pedagógicas. O conteúdo das publicações que compuseram a RSL permitiu, portanto, a coleta de importantes elementos qualitativos e quantitativos sobre o uso de fanzines no contexto do ensino de ciências.

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

RODRIGUES, Jéssyka Melgaço; LEITE, Raquel Crosara Maia. Uso de fanzines em aulas de Ciências: uma revisão sistemática de literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 336–356, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13452. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13452. Acesso em: 9 mar. 2025.