O uso da educação matemática crítica como ferramenta para o letramento científico, utilizando a estatística, em uma análise sobre insegurança alimentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13336

Palavras-chave:

educação matemática crítica, análise estatística, insegurança alimentar, letramento científico

Resumo

Este trabalho teve o intuito de propor um roteiro pedagógico de estudos, relacionando educação matemática crítica e insegurança alimentar com base em dados do relatório da Rede PENSSAN (2021) em uma análise estatística. Utilizando conceitos de matemacia, apoiado em autores como Skovsmose (2014), Sasseron e Carvalho (2016) e correlação linear de acordo com Morettin e Bussab (2017), em uma tentativa de relacionar a taxa de desemprego nos anos de 2020 e 2021 e o crescimento do índice de insegurança alimentar. Com base nas análises do coeficiente de correlação, foi confirmada a relação entre variáveis. Logo, se tratando de uma proposta pedagógica viável, com utilização de tecnologias de fácil acesso.

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Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

MORAIS, Sabrina Loiola de; MORAIS, Marcelo Bezerra de. O uso da educação matemática crítica como ferramenta para o letramento científico, utilizando a estatística, em uma análise sobre insegurança alimentar. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 851–867, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13336. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13336. Acesso em: 9 mar. 2025.