O uso da educação matemática crítica como ferramenta para o letramento científico, utilizando a estatística, em uma análise sobre insegurança alimentar
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13336Palavras-chave:
educação matemática crítica, análise estatística, insegurança alimentar, letramento científicoResumo
Este trabalho teve o intuito de propor um roteiro pedagógico de estudos, relacionando educação matemática crítica e insegurança alimentar com base em dados do relatório da Rede PENSSAN (2021) em uma análise estatística. Utilizando conceitos de matemacia, apoiado em autores como Skovsmose (2014), Sasseron e Carvalho (2016) e correlação linear de acordo com Morettin e Bussab (2017), em uma tentativa de relacionar a taxa de desemprego nos anos de 2020 e 2021 e o crescimento do índice de insegurança alimentar. Com base nas análises do coeficiente de correlação, foi confirmada a relação entre variáveis. Logo, se tratando de uma proposta pedagógica viável, com utilização de tecnologias de fácil acesso.