O uso da educação matemática crítica como ferramenta para o letramento científico, utilizando a estatística, em uma análise sobre insegurança alimentar

Palavras-chave: educação matemática crítica, análise estatística, insegurança alimentar, letramento científico

Resumo

Este trabalho teve o intuito de propor um roteiro pedagógico de estudos, relacionando educação matemática crítica e insegurança alimentar com base em dados do relatório da Rede PENSSAN (2021) em uma análise estatística. Utilizando conceitos de matemacia, apoiado em autores como Skovsmose (2014), Sasseron e Carvalho (2016) e correlação linear de acordo com Morettin e Bussab (2017), em uma tentativa de relacionar a taxa de desemprego nos anos de 2020 e 2021 e o crescimento do índice de insegurança alimentar. Com base nas análises do coeficiente de correlação, foi confirmada a relação entre variáveis. Logo, se tratando de uma proposta pedagógica viável, com utilização de tecnologias de fácil acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-12-2023
Como Citar
MORAIS, S.; MORAIS, M. O uso da educação matemática crítica como ferramenta para o letramento científico, utilizando a estatística, em uma análise sobre insegurança alimentar. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 851-867, 28 dez. 2023.
Seção
Propostas Didáticas