Percepções de estudantes do ensino médio sobre as serpentes: é possível desmistificar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13331

Palavras-chave:

Animais peçonhentos, Educação Ambiental, Grupo focal, Serpentes, Squamata

Resumo

A relação dos seres humanos com as serpentes é algo cada vez mais frequente. Tal interação resulta em conhecimentos populares transmitidos ao longo das gerações, construtores de mitos e crendices que são traduzidos em sentimentos de medo e repulsa sobre estes répteis. Assim, a utilização de estratégias que destaquem a importância ecológica e ambiental das serpentes são importantes na busca da desmistificação necessária à conservação. Nosso estudo buscou verificar a percepção de estudantes do Ensino Médio da rede pública sobre o tema “serpentes”, utilizando diferentes intervenções pedagógicas. Foram utilizados: grupo focal; aula expositiva dialogada e prática demonstrativa com animais fixados, aplicação de questionário e oficina de produção de modelos e textos. O grupo focal revelou aspectos controversos sobre a biologia destes animais e primeiros-socorros, além de relatos de aversão e crendices. As aulas auxiliaram na promoção da empatia e durante a oficina observamos equívocos na representação de estruturas morfológicas, entretanto, verificamos na produção textual uma mudança de concepção sobre crenças de senso comum. Diante do exposto, sugerimos que na abordagem de temas envoltos em mitos e crendices, sejam adotadas diferentes estratégias didáticas, para a promoção da aprendizagem, buscando a empatia sobre a importância que cada grupo animal exerce na natureza.

Downloads

Downloads

Publicado

05-06-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Lucas Santana do; CARMO JUNIOR, Ubiraci Reis; BRAGA, Jacqueline Ramos Machado; PROTÁZIO, Arielson dos Santos. Percepções de estudantes do ensino médio sobre as serpentes: é possível desmistificar?. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 346–368, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13331. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13331. Acesso em: 29 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)