Percepções de estudantes do ensino médio sobre as serpentes: é possível desmistificar?

Palavras-chave: Animais peçonhentos, Educação Ambiental, Grupo focal, Serpentes, Squamata

Resumo

A relação dos seres humanos com as serpentes é algo cada vez mais frequente. Tal interação resulta em conhecimentos populares transmitidos ao longo das gerações, construtores de mitos e crendices que são traduzidos em sentimentos de medo e repulsa sobre estes répteis. Assim, a utilização de estratégias que destaquem a importância ecológica e ambiental das serpentes são importantes na busca da desmistificação necessária à conservação. Nosso estudo buscou verificar a percepção de estudantes do Ensino Médio da rede pública sobre o tema “serpentes”, utilizando diferentes intervenções pedagógicas. Foram utilizados: grupo focal; aula expositiva dialogada e prática demonstrativa com animais fixados, aplicação de questionário e oficina de produção de modelos e textos. O grupo focal revelou aspectos controversos sobre a biologia destes animais e primeiros-socorros, além de relatos de aversão e crendices. As aulas auxiliaram na promoção da empatia e durante a oficina observamos equívocos na representação de estruturas morfológicas, entretanto, verificamos na produção textual uma mudança de concepção sobre crenças de senso comum. Diante do exposto, sugerimos que na abordagem de temas envoltos em mitos e crendices, sejam adotadas diferentes estratégias didáticas, para a promoção da aprendizagem, buscando a empatia sobre a importância que cada grupo animal exerce na natureza.

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Publicado
05-06-2024
Como Citar
NASCIMENTO, L.; CARMO JUNIOR, U.; BRAGA, J.; PROTÁZIO, A. Percepções de estudantes do ensino médio sobre as serpentes: é possível desmistificar?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 346-368, 5 jun. 2024.

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