Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano

  • Ubiraci Reis Carmo Junior Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Lucas Santana do Nascimento Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jacqueline Ramos Machado Braga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Arielson dos Santos Protázio Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Conservação, Ciências Naturais, Ensino, Herpetologia

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia destaca-se por possuir grande importância na formação de pessoas reflexivas e preocupadas com a conservação dos recursos naturais. Entretanto, nota-se que nas escolas, os conteúdos de Zoologia, especificamente sobre os anfíbios e répteis, podem ser trabalhados de maneira superficial, dificultando a compreensão dos estudantes quanto à importância destes animais para o ecossistema. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conhecimentos que os estudantes de duas escolas públicas rurais possuem sobre anfíbios e répteis, bem como a importância que atribuem a esses animais. Para tal, os dados foram coletados por meio de questionários e através da elaboração de desenhos, numa versão adaptada do teste Draw-A-Scientist (DAST). Os resultados revelaram que muitos estudantes não atribuem ou não sabem a importância desses animais para a natureza, além de não compreenderem as diferenças e as características morfológicas e biológicas dos anfíbios e répteis. Assim, existe a necessidade de aprimorar e contextualizar o ensino dos seres vivos, permitindo aos estudantes construírem associações entre os animais da sua região e o conteúdo científico da disciplina, enfatizando a relevância destes animais para os ecossistemas e estimulando a conservação da biodiversidade local. 

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Publicado
16-03-2022
Como Citar
CARMO JUNIOR, U.; NASCIMENTO, L.; BRAGA, J.; PROTÁZIO, A. Conhecimento herpetológico dos estudantes de uma comunidade rural do Recôncavo Baiano. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 128-150, 16 mar. 2022.