Ensino de conteúdos curriculares de Matemática ligados com a árvore africana baobá

  • Noelly Susana Goedert de Souza Universidade Regional de Blumenau – FURB.
  • Ivonei João Tormena Universidade Regional de Blumenau – FURB.
  • Julia Gabriella Pedrini Universidade Regional de Blumenau – FURB.
  • Patrícia Adriane Luzzi Urbainski Universidade Regional de Blumenau – FURB.
  • Tânia Baier Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Palavras-chave: Ensino de Matemática, etnomatemática, geometria fractal, cultura africana

Resumo

Neste artigo estão apresentados alguns recortes de uma pesquisa modalidade qualitativa que busca por modos de incorporar elementos da cultura africana em aulas de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A organização das atividades didáticas seguiu princípios da etnomatemática conforme orientações de Ubiratan D’Ambrosio. A obtenção dos dados foi efetuada por meio de um curso de formação
para professores, intitulado “Matemática e cultura africanas articuladas a temas curriculares”. Neste texto estão expostas as compreensões de três participantes da pesquisa, professores da rede básica de educação, que desenvolveram junto com seus estudantes atividades que possibilitaram ligar características da árvore baobá com conceitos de geometria fractal, recursividade, potenciação e generalização algébrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
SOUZA, N. S.; TORMENA, I.; PEDRINI, J.; URBAINSKI, P.; BAIER, T. Ensino de conteúdos curriculares de Matemática ligados com a árvore africana baobá. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 368-385, 22 dez. 2022.