Atividades contextualizadas na aprendizagem Matemática por meio da educação pela pesquisa: dificuldades e contribuições

  • Carla Martins da Silva Colégio Nossa Senhora das Graças - Rede Marista.
  • Thaísa Jacintho Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.
Palavras-chave: Ensino de Matemática, atividades contextualizadas, educação pela pesquisa, aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as atividades contextualizadas, por meio da educação pela pesquisa podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes no ensino da Matemática. Participaram da pesquisa 26 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Para coleta de dados, foram utilizados como instrumentos: questionários respondidos pelos estudantes. As respostas dadas pelos estudantes foram analisadas através de
método qualitativo, por meio de Análise Textual Discursiva, relacionando categorias à priori e subcategorias emergentes. A análise dos dados teve três categorias à priori, dentre elas: questionamento reconstrutivo, pesquisa de atitude cotidiana e formação da competência. A partir dessas categorias, foi possível descrever a análise dos dados coletados, emergindo, assim, em subcategorias. Dessa forma, pôde-se concluir que os
estudantes encontram dificuldades na resolução de atividades contextualizadas, embora se confirme, por meio desse estudo, que a pesquisa na web facilita a aprendizagem, os alunos não conseguem identificar os conhecimentos Matemáticos utilizados nesse tipo de tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
SILVA, C.; MÜLLER, T. Atividades contextualizadas na aprendizagem Matemática por meio da educação pela pesquisa: dificuldades e contribuições. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 164-180, 22 dez. 2022.