A formação de professores a partir das vivências do ensino remoto: desafios, expectativas e possibilidades

Autores

  • Caroline Tavares de Souza Clesar Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13281

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Remoto, Espiral de Experiência, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, o qual buscou compreender os desafios e expectativas dos professores formadores de cursos de Licenciatura em Matemática, bem como as possibilidades advindas das suas experiências durante o ensino remoto para a formação de professores em contexto pós-pandemia. Os participantes da pesquisa foram professores dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas, privadas e comunitárias do Rio Grande do Sul que atuaram nos diferentes momentos vivenciados no ciclo pandêmico de 2020/1 a 2022/1. Como principais legados da pandemia, apontamos: a importância da imersão dos estudantes nas práticas de mídia digital, a revisão das práticas pedagógicas dos professores, a elaboração de sequências de
didáticas que contemplassem o uso crítico e reflexivo de ambientes e recursos tecnológicos, bem como a necessidade de a formação de futuros professores ser imersa no ambiente escolar e não ser algo exclusivo das disciplinas obrigatórias do estágio curricular.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

A formação de professores a partir das vivências do ensino remoto: desafios, expectativas e possibilidades. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 143–163, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13281. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13281. Acesso em: 1 mar. 2025.