A formação de professores a partir das vivências do ensino remoto: desafios, expectativas e possibilidades

  • Caroline Tavares de Souza Clesar Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino Remoto, Espiral de Experiência, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, o qual buscou compreender os desafios e expectativas dos professores formadores de cursos de Licenciatura em Matemática, bem como as possibilidades advindas das suas experiências durante o ensino remoto para a formação de professores em contexto pós-pandemia. Os participantes da pesquisa foram professores dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas, privadas e comunitárias do Rio Grande do Sul que atuaram nos diferentes momentos vivenciados no ciclo pandêmico de 2020/1 a 2022/1. Como principais legados da pandemia, apontamos: a importância da imersão dos estudantes nas práticas de mídia digital, a revisão das práticas pedagógicas dos professores, a elaboração de sequências de
didáticas que contemplassem o uso crítico e reflexivo de ambientes e recursos tecnológicos, bem como a necessidade de a formação de futuros professores ser imersa no ambiente escolar e não ser algo exclusivo das disciplinas obrigatórias do estágio curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
CLESAR, C.; GIRAFFA, L. A formação de professores a partir das vivências do ensino remoto: desafios, expectativas e possibilidades. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 143-163, 22 dez. 2022.