O Estudo de Caso de ensino “Quando eu descobri que a via láctea era uma reunião de antas”: A Educação CTS em ensino de Ciências a partir de temas regionais decoloniais

Autores

  • Iris Caroline dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13266

Palavras-chave:

Educação CTS, Etnoastronomia, Educação Científica, Cultura Local

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar as possibilidades de trabalhar decolonialidade como elemento potencializador no ensino de Ciências pensando uma educação CTS. A partir de uma metodologia qualitativa, do tipo Estudo de Caso de Ensino, com análise de resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), voltado para o estudo de Astronomia, desenvolvido com doze alunos do 5º ano do
Ensino Fundamental em uma escola da rede particular do município de Ananindeua/PA. Para a ATD, as informações foram consideradas foram as produções feitas pelas crianças, além do registro das observações da professora durante o desenvolvimento das atividades. Os resultados mostram que a atividade permitiu o desenvolvimento de importantes princípios da educação CTS, como a problematização, a contextualização e
interdisciplinaridade, o exercício da tomada de decisão, além do desenvolvimento de um ensino de Ciências crítico e decolonial.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

O Estudo de Caso de ensino “Quando eu descobri que a via láctea era uma reunião de antas”: A Educação CTS em ensino de Ciências a partir de temas regionais decoloniais. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 224–239, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13266. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13266. Acesso em: 1 mar. 2025.