O Estudo de Caso de ensino “Quando eu descobri que a via láctea era uma reunião de antas”: A Educação CTS em ensino de Ciências a partir de temas regionais decoloniais

  • Iris Caroline dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Universidade Federal do Pará – UFPA
Palavras-chave: Educação CTS, Etnoastronomia, Educação Científica, Cultura Local

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar as possibilidades de trabalhar decolonialidade como elemento potencializador no ensino de Ciências pensando uma educação CTS. A partir de uma metodologia qualitativa, do tipo Estudo de Caso de Ensino, com análise de resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), voltado para o estudo de Astronomia, desenvolvido com doze alunos do 5º ano do
Ensino Fundamental em uma escola da rede particular do município de Ananindeua/PA. Para a ATD, as informações foram consideradas foram as produções feitas pelas crianças, além do registro das observações da professora durante o desenvolvimento das atividades. Os resultados mostram que a atividade permitiu o desenvolvimento de importantes princípios da educação CTS, como a problematização, a contextualização e
interdisciplinaridade, o exercício da tomada de decisão, além do desenvolvimento de um ensino de Ciências crítico e decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2022
Como Citar
RODRIGUES, I.; ALMEIDA, A. O Estudo de Caso de ensino “Quando eu descobri que a via láctea era uma reunião de antas”: A Educação CTS em ensino de Ciências a partir de temas regionais decoloniais. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 5, p. 224-239, 21 dez. 2022.