Cruzando fronteiras discursivas de pesquisas em ensino de Ciências: em foco, currículos
Resumo
O campo curricular nunca mais foi o mesmo depois que as teorias pós-críticas lhe provocaram abertura. A partir da pergunta “o que os diferentes campos de teorizações pós-críticas dão a ver nas pesquisas com currículos na área de ensino de Ciências”, neste artigo o objetivo é dar visibilidade às pesquisas em ensino de Ciências que focalizam currículos em perspectiva pós-crítica. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico, a qual dispõe de materiais/fontes já disponíveis e consiste em uma particularidade da pesquisa documental. Recorre a um importante repositório nacional de acesso e visibilidade a pesquisas científicas e utiliza como fontes primárias dissertações e teses defendidas em instituições brasileiras. Os resultados possibilitam argumentar que as pesquisas com currículos na área de ensino de Ciências que se valem da perspectiva teórica pós-crítica cruzam fronteiras estabelecidas na área. O artigo conclui que o presente mapeamento de pesquisas com currículos na área de ensino de Ciências oferece uma contribuição a mais para um balanço dos avanços na área no Brasil.