Cruzando fronteiras discursivas de pesquisas em ensino de Ciências: em foco, currículos

Autores

  • Marlécio Maknamara Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.13255

Palavras-chave:

Pesquisas em ensino de Ciências, Currículos, Teorias pós-críticas

Resumo

O campo curricular nunca mais foi o mesmo depois que as teorias pós-críticas lhe provocaram abertura. A partir da pergunta “o que os diferentes campos de teorizações pós-críticas dão a ver nas pesquisas com currículos na área de ensino de Ciências”, neste artigo o objetivo é dar visibilidade às pesquisas em ensino de Ciências que focalizam currículos em perspectiva pós-crítica. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico, a qual dispõe de materiais/fontes já disponíveis e consiste em uma particularidade da pesquisa documental. Recorre a um importante repositório nacional de acesso e visibilidade a pesquisas científicas e utiliza como fontes primárias dissertações e teses defendidas em instituições brasileiras. Os resultados possibilitam argumentar que as pesquisas com currículos na área de ensino de Ciências que se valem da perspectiva teórica pós-crítica cruzam fronteiras estabelecidas na área. O artigo conclui que o presente mapeamento de pesquisas com currículos na área de ensino de Ciências oferece uma contribuição a mais para um balanço dos avanços na área no Brasil.

Downloads

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

MAKNAMARA, Marlécio. Cruzando fronteiras discursivas de pesquisas em ensino de Ciências: em foco, currículos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 262–281, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13255. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13255. Acesso em: 9 abr. 2025.