Encontros entre pesquisas (auto)biográficas e necessidades de formação docente em Ciências
Resumo
Este artigo filia-se às pesquisas que contribuem com a formação docente no interesse pelas dimensões subjetivas da docência e pelos trabalhos que privilegiam o (auto)biográfico para conhecer necessidades de formação docente em Ciências. A partir da pergunta “que contrapartidas as pesquisas (auto)biográficas podem oferecer à formação docente em Ciências?”, o objetivo é abordar a produtividade de pesquisas (auto)biográficas para o conhecer necessidades de formação docente em Ciências. Inspirado dos métodos (auto)biográficos, apresenta resultados da abordagem investigativa sobre necessidades formativas que temos dado a pesquisas sobre formação nessa área. Os resultados retomam e ampliam alguns dos estudos que temos realizado no campo das pesquisas (auto)biográficas, visando a esclarecer direções e contrapartidas que nossas pesquisas têm fornecido em prol da formação docente em Ciências. O artigo conclui argumentando a favor do encontro entre o (auto)biográfico e estudos de necessidades de formação, no sentido de sua produtividade para a formação docente em Ciências e de possibilidades de inspiração para outros achados de pesquisa.
Downloads
Copyright (c) 2020 Marlécio Maknamara
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.