Ambiente didático das oficinas de aprendizagem com abordagem CTSA para a integração curricular para o ensino de Química no Ensino Médio
Resumo
O presente artigo emerge das reflexões naturais da investigação que resultou na dissertação de mestrado, sobre o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, mediada pela metodologia oficina de aprendizagem, com utilização da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), como contribuição à perspectiva voltada para a formação cidadã. A proposta emerge da situação problema vivenciada enquanto professor, com o questionamento sobre as potencialidades de relacionar os conteúdos curriculares de Química para o 1º ano do Ensino Médio às abordagens CTSA, de forma a promover a compreensão e a relação desse conhecimento com situações do dia a dia do aluno. Com a proposta de refletir sobre essa questão, trouxemos como objetivo geral a avaliação da relação dos conteúdos de Química, utilizando a temática “Água e seu consumo pela sociedade”, por meio de oficinas de aprendizagem. A organização temática do conhecimento se mostrou positiva para a conjuntura das abordagens CTSA e os conteúdos do conhecimento escolar da Química visto que foi aplicada em uma região rica em recursos hídricos, porém sujeita a escassez de água potável para abastecimento público e de tratamento de efluentes.
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Copyright (c) 2023 Osvaldo Neves Junior, Sandra Regina Longhin
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