A Formação de Educadores Ambientais a partir da perspectiva ecológica sistêmica
Resumo
Objetivamos nesse estudo realizar uma interlocução teórica entre a Educação Ambiental Sistêmica e a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano -TBDH -de Urie Bronfenbrenner com vistas a uma reflexão crítica das problemáticas socioambientais atuais e sua interface com a formação de educadores ambientais. Baseadas em uma metodologia de análise bibliográfica, apoiamo-nos em Sauvé (2005), Carvalho (2006), Loureiro (2004) e Boff (1999) quanto ao diálogo da Educação Ambiental Sistêmica. Capra (2005; 2006; 2008), Bertalanffy (1975) e Santos (2008) nos auxiliam na reflexão de uma emergente concepção de Ciência necessária à práxis em Educação Ambiental, a qual tem como objetivo final o equilíbrio nas relações entre humanos e o mundo natural com vistas à qualidade de vida de todos os seres. Como resultados, destacamos as contribuições de Guimarães (2004) quando defende os eixos formativos na formação de educadores ambientais. Tais eixos vão ao encontro do conceito de processo discutido pela TBDH, o que coaduna com a Educação Ambiental Sistêmica colocando esse campo do conhecimento para além de práticas pontuais, mas como processo reflexivo com vistas a concepções mais biocêntricas no que se refere às relações entre todos os seres.
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Copyright (c) 2023 Janaina Amorim Noguez, Narjara Mendes Garcia, Angela Adriane Schmidt Bersch
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