Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia

  • André  Papi Cardoso  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São José dos Campos – IFSP
  • Lucas Diniz Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São José dos Campos – IFSP
  • Andréa Santos Liu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São José dos Campos – IFSP
  • Maria do Carmo de Castro
Palavras-chave: PIBID;, Ensino remoto;, Histórias em Quadrinhos;

Resumo

Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, os educadores tiveram que se adaptar e buscar outras formas de atrair os discentes no ensino remoto emergencial. A Química, disciplina desafiadora como é, muitas vezes torna-se restrita ao ensino teórico de fórmulas e da Tabela Periódica. Diante desse cenário, a utilização de tecnologias aliadas a estratégias didáticas inovadoras, oportuniza apresentar os conceitos químicos aos estudantes de maneira mais amigável e prazerosa, atenuando os prejuízos causados pelo afastamento entre o professor e os estudantes. As Histórias em Quadrinhos configuram um relevante recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, viabilizando o entendimento de conteúdos muitas vezes considerados difíceis pelos discentes. Sendo assim, este trabalho relata uma prática exitosa realizada no âmbito do PIBID, com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual, utilizando Histórias em Quadrinhos que os auxiliaram a compreender os conceitos químicos dentro da realidade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André  Papi Cardoso , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São José dos Campos – IFSP

 

 

Lucas Diniz Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São José dos Campos – IFSP

 

 

Andréa Santos Liu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São José dos Campos – IFSP

 

 

Referências

AMARAL, Carmem Lúcia Costa; TAVARES, Altair Pereira; A utilização de Histórias e Quadrinhos no ensino de química: um mapeamento da produção científica nos ENPEC (período 2011-2019). In: ANAIS DO CIET: ENPED: 2020- (CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA). 2020.

ANDRADE, André Vitor Chaves de; BRINATTI, André Maurício; SILVA, Silvio Luiz Rutz da. O uso do Google Forms como instrumento de revisão de competências em Física Experimental em um curso de Licenciatura em Física. Revista Tecnologias na Educação, v. 25, n. 25, p. 1–13, 2018.

APPENZELLER, Simone; MENEZES, Fábio Husemann; SANTOS, Gislaine Goulart dos; PADILHA, Roberto Ferreira; GRAÇA, Higor Sabino; BRAGANÇA, Joana Fróes. Novos Tempos, Novos Desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 1, p. 1-6, 2020.

BORGES, Ronaldo da Silva; BANDEIRA Carla Carolina; LUZ Jr., Geraldo Eduardo. Interface entre as histórias em quadrinhos e o ensino de química. Actio: Docência em Ciência, v. 5, n.1, p.1-21, 2020.

BORGES, Ronaldo da Silva; SÁ, Ézio Raul Alves de; LUZ Jr., Geraldo Eduardo da. O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 6, p. 205-227, 2021.
CALAZANS, Flavio. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus, 2005. 47p.

CARDOSO, André Papi; SANTOS, Isabelle Goulart dos; SANTANA, Hanneli Oliveira Diniz; ARAUJO, Lucas Diniz; LIU, Andréa Santos. Histórias em Quadrinhos para a Construção do Conhecimento Químico em Tempos de Pandemia de Covid-19. In: EDUDIGICON - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO - PRÁTICAS DIGITAIS, 1., 2021, São José dos Campos. Anais do EDUDIGICON - 2021. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2021.

CARUSO, Francisco; CARVALHO, Miriam; SILVEIRA, Maria Cristina. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, v. 8, p. 1-9, 2002.

CAVALCANTE; Kiany S. B.; SILVA, Fernando C., MACIEL, Adeilton P., LIMA Jr., José Augusto S., RIBEIRO, Joaires S.dos S.; SANTOS, Paulo J. C. dos; PINHEIRO, Adriano E. P. Educação Ambiental em Histórias em Quadrinhos: Recurso Didático para o Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003.

CUNHA, José Osvaldo Silva. ANÁLISE CRÍTICA REFLEXIVA DOS DIVERSOS MODOS DE USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2017. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2021.

CUNHA, Janaiara Araujo; TAMIASSO-MARTINHON, Priscila; ROCHA, Angela Sanches, SOUZA, Celia. Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Linguagem, Saúde e Química. Revista Debates em Ensino de Química. v.5, n.1, p.74-89, 2019.

DOSEA, Giselle Santana; ROSÁRIO, Renan Wesley Santos do; SILVA, Elisangela Andrade; FIRMINO, Larissa Reis; OLIVEIRA, Ana Maria dos Santos. Métodos Ativos de Aprendizagem no Ensino Online: A Opinião de Universitários Durante a Pandemia de Covid-19. Interfaces Científicas, v.10, n.1, 2020.

ESTEVÃO, Ana Paula Sodré da Silva; COSTA, Marco Antonio. História em Quadrinhos: estratégia para o processo ensino-aprendizagem do tema “Lixo eletrônico”. Revista Práxis, v. 8, n. 1, 2016.

FALCÃO, Paula; SOUZA, Aline Batista de. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, p. 55–71, 2021.

FRANCISCO Jr, Wilmo Ernesto Francisco; GAMA, Elton Junior Siqueira. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.

GASPERI, Angélica Maria de; EMMEL, Rúbia. Metodologias Ativas Com O Uso De TIC Mistas nos Processos de Ensino e de Aprendizagem de HC Com HQ. Cadernos de Educação Básica, v. 6, n. 2, p. 185-194, 2021.

GOMES, Maria das Graças; SANTOS, Francisca Mayara; DIÓGENES, David Oliveira; FREITAS, Armando Diego Lima de; MATIAS, Dheyla Passos. Confecção de Histórias em Quadrinhos na melhoria do aprendizado de química no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 28-38, 2017.

IANESKO, Felipe; ANDRADE, Camila Kulek de; FELSNER, Maria Lurdes. Elaboração e aplicação de histórias em quadrinhos no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 105-125, 2017.

KLEIN, Vanessa; BARIN, Cláudia Smaniotto. Histórias em quadrinhos como elemento de flexibilização do ensino de química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 54-68, 2019.

KRAZEWSKY, Raisa; RICHETTI, Graziela Piccoli. Compreensão e utilização de tex-tos de divulgação científica por professores de Química das escolas públicas da região de Blumenau/SC. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 6, p. 374-394, 2021.

KUNDLATSCH, Aline; CORTELA, Beatriz SC. Histórias em Quadrinhos na formação inicial de professores de Química: analisando possibilidades. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 12, p. 1-7, 2019.
LAZER, David M. J. et al. The science of fake news. Science, v. 359, n. 6380, p. 1094–1096, 2018.

LEITE, Bruno Silva. Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química: Propostas de Licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 01, n. 01, p. 58-74, 2017.

LIU, Andrea Santos; SILVA, Rita de Cassia; LIMA, Luana Santos. As histórias em quadrinhos como materiais didáticos alternativos no ensino de ciências. Revista Compartilhar. v. 4, n. 1, p. 73-78, 2019.

LIU, Andrea Santos; LIMA, Luana Santos; GOMES, Marcilene Cristina. Histórias em quadrinhos para a construção do conhecimento científico. Revista Compartilhar. V.5, n.1, p. 42-51, 2020.

LUPETTI, Karina Omuro; IWATA, Adriana Yumi. Produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a Química em foco. Revista Temporis [Ação], v. 16, n. 02, p. 265-288 número especial, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria; Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, 2020.

NUNES, Karol Sand dos Santos; LIMA, Régia Chacon Pessoa de. Utilização das Histórias em Quadrinhos em uma Sequência Didática Fundamentada nos Princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa para o Estudo de Funções Inorgânicas. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), v. 13, n. 01, p. 57–70, 2020.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andréia. Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Covid-19: Formação Docente e Tecnologias Digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, n. e020028, p. 1-18, 2020.

ROCHA, Matheus Nunes da; LIMA, Robson Leitão de; CRISÓSTOMO, Luiz Cláudio da Silva; MARINHO, Márcia Machado; MARINHO, Emanuel Silva. O Uso de Quadrinhos Didáticos: A Ludicidade no Ensino das Ciências da Natureza. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1-11, 2018.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Anais. v. 18, 2016.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.

ROXAEL, Fernanda Resende; DINIZ, Natália de Paiva; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. O Trabalho do Cientista nos Cartuns de Sidney Harris: um estudo sob a perspectiva da sociologia da ciência. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 68-81, 2015.

SALAPATA, André; PERES, Louro. A Potencialidade do Uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) como Linguagem no Processo Ensino e Aprendizagem. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 37., 2017, Rio Grande. E-book do 37° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química: EDEQ - 37 anos: Rodas de Formação de Professores na Educação Química. Rio Grande: Editora da Furg, 2018. p. 1294-1301. Disponível em:
. Acesso em: 08 out. 2021.

SANTOS, A.M.D.; PEREIRA, R.D.; RAMOS, F.L. A História das Histórias em Quadrinhos: Imagem Possibilitando Aprendizagem Significativa. Discentis: Revista Científica Eletrônica da Universidade do estado da Bahia, v. 6, n. 6, p. 22-37, 2017.
Publicado
23-06-2022
Como Citar
CARDOSO , A.; ARAUJO, L.; LIU, A.; DE CASTRO, M. Histórias em Quadrinhos como Estratégia Didática para o Ensino de Química em Tempos de Pandemia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 55-74, 23 jun. 2022.