Estratégias de Educação em Saúde Relacionadas à Resistência Bacteriana aos Antibióticos

Autores

  • Luciana dos Santos Barros Manhães
  • Milena de Farias Azeredo
  • Natália Deus de Oliveira Crespo IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12926

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Zonas de desenvolvimento, Antibioticoterapia

Resumo

As estratégias educacionais possuem diversos potenciais de ação que visam promover discussão e reflexão atreladas ao conhecimento. Dessa forma, as metodologias ativas promovem dinamismo em que o estudante é elemento central do processo e, a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi utilizada nesta pesquisa qualitativa descritiva, que teve como objetivo geral mediar educação em saúde sobre a problemática da antibioticoterapia voltada a alunos do Ensino Médio. Sendo assim, uma sequência didática (SD) foi organizada para abordar os conteúdos de microbiologia necessários à construção de saberes acerca desta problemática, com a utilização de diferentes estratégias pedagógicas. As produções foram utilizadas na culminância para a comunidade escolar e realizada em forma de palestra no último momento da SD. As mediações foram documentadas por meio de diferentes registros e, a proposição de reflexões acerca de alguns dados de acordo com a teoria sociointeracionista sintetizam as intervenções realizadas. Diante disso, verificou-se que a abordagem problematizadora contribuiu para tratar do tema aplicado a conteúdos de microbiologia, associados à problemática da resistência bacteriana decorrente ao uso indevido de antibióticos no âmbito escolar. Confia-se que esta ação pedagógica de educação em saúde possa promover nos discentes ações constantes de ciência no âmbito social.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

MANHÃES, Luciana dos Santos Barros; AZEREDO, Milena de Farias; CRESPO, Natália Deus de Oliveira. Estratégias de Educação em Saúde Relacionadas à Resistência Bacteriana aos Antibióticos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 198–218, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12926. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12926. Acesso em: 1 abr. 2025.