A importância da abordagem histórica e epistemológica no ensino científico como contraponto à uma visão de Ciência como saber definitivo

Autores

  • Rafael Brandao Varella UFF

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12900

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciência, revolução científica, dogmatismo

Resumo

A meta científica pode ser resumida como busca pelo aprimoramento explicativo dos fenômenos naturais. Para tal, a Ciência toma um aspecto particular de um objeto como partida da investigação, a fim de descrever suas propriedades mensuráveis. Mesmo oferecendo uma visão altamente compartimentalizada e especializada da natureza, este formato, estabelecido ainda no século XVII, doravante tornou-se a visão dominante do mundo e expressão da realidade total. Ao mesmo tempo, seus aspectos de conhecimento falível, provisório e conjectural, ainda que fundamentais para o progresso humano, têm sido substituídos por um discurso de infalibilidade inatacável, contraproducente e antipedagógico. É na formação acadêmica o momento para abordagem dos aspectos históricos e epistemológicos que caracterizam a atividade científica, aqui exemplificados em seis pontos, que uma visão de Ciência mais humanizada e representada como tentativa eternamente provisória de explicação dos fenômenos pode manifestar-se.

Downloads

Downloads

Publicado

21-12-2022

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

VARELLA, Rafael Brandao. A importância da abordagem histórica e epistemológica no ensino científico como contraponto à uma visão de Ciência como saber definitivo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 387–399, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12900. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12900. Acesso em: 1 abr. 2025.