A importância da abordagem histórica e epistemológica no ensino científico como contraponto à uma visão de Ciência como saber definitivo

  • Rafael Brandao Varella UFF
Palavras-chave: Epistemologia, Ciência, revolução científica, dogmatismo

Resumo

A meta científica pode ser resumida como busca pelo aprimoramento explicativo dos fenômenos naturais. Para tal, a Ciência toma um aspecto particular de um objeto como partida da investigação, a fim de descrever suas propriedades mensuráveis. Mesmo oferecendo uma visão altamente compartimentalizada e especializada da natureza, este formato, estabelecido ainda no século XVII, doravante tornou-se a visão dominante do mundo e expressão da realidade total. Ao mesmo tempo, seus aspectos de conhecimento falível, provisório e conjectural, ainda que fundamentais para o progresso humano, têm sido substituídos por um discurso de infalibilidade inatacável, contraproducente e antipedagógico. É na formação acadêmica o momento para abordagem dos aspectos históricos e epistemológicos que caracterizam a atividade científica, aqui exemplificados em seis pontos, que uma visão de Ciência mais humanizada e representada como tentativa eternamente provisória de explicação dos fenômenos pode manifestar-se.

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Publicado
21-12-2022
Como Citar
VARELLA, R. A importância da abordagem histórica e epistemológica no ensino científico como contraponto à uma visão de Ciência como saber definitivo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 387-399, 21 dez. 2022.
Seção
Propostas Didáticas