O Ensino de Tabela Periódica: um olhar para alguns periódicos da área

Palavras-chave: Tabela Periódica, Pesquisa bibliográfica sobre Tabela Periódica, Ensino de Química

Resumo

O presente artigo traz um estudo da temática Tabela Periódica a partir de publicações num período de cinco anos, em dois periódicos, Redequim e QNEsc, considerados significativos para a área do Ensino de Química. O objetivo foi investigar o que vem sendo produzido sobre a Tabela Periódica (TP). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma revisão bibliográfica descritiva. Para a análise dos dados utilizou-se da Análise de Conteúdo, e dentre os resultados, encontramos dez publicações, com diferentes abordagens, que foram agrupados em quatro categorias de análise, quais sejam: O lúdico na Tabela Periódica, Contextualizando o Ensino da TP, Concepções sobre TP e Abordagens e inclusão para o ensino da TP. A partir deste estudo, observamos que foram desenvolvidas estratégias pedagógicas variadas, com o intuito de qualificar os processos de ensino e aprendizagem da TP. Consideramos esse manuscrito como uma sistematização de algumas práticas desenvolvidas, as quais buscam melhorar a compreensão dos conceitos de TP e que serve de apoio aos educadores na (re)elaboração dos seus planejamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise da Silva, Unipampa- Campus Dom Pedrito

Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA-Campus Dom Pedrito. Doutora em Educação em Ciências pelo pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS (2016). Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde -UFSM (2011). Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docências (PIBID) - núcleo Educação do Campo. Possui experiências em Formação de Professores, Educação do Campo, Ensino de Química, Metodologia do Ensino e Pesquisa, Didática, Orientação de Estágio Supervisionado e também em Síntese Orgânica. Atuando nos seguintes temas:políticas publicas para Educação do Campo, utilização temáticas no processo ensino-aprendizagem de ciências, didática e planejamento, módulos experimentais de química para o ensino técnico, formação inicial e continuada de professores, extensão universitária, além de trabalhos relacionados à síntese de heterociclos e enamino compostos.

Publicado
21-12-2022
Como Citar
LOPES, C.; SILVA, D. O Ensino de Tabela Periódica: um olhar para alguns periódicos da área. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 18-39, 21 dez. 2022.