Uso de metodologias ativas no ensino do conteúdo de Zoologia

Autores

  • Francisca Aparecida de Sousa Alves Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Lindonilda Dias dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, campus Floriano
  • Maurício dos Santos Araújo Universidade Federal de Viçosa - UFV http://orcid.org/0000-0002-7728-2590
  • Aracelli de Sousa Leite Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI/ Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12890

Palavras-chave:

Insetos, Metodologias ativas, Recursos didáticos

Resumo

Metodologias ativas são estratégias que buscam proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes. Entretanto, há uma certa complexidade no conteúdo de Zoologia no Ensino Médio, e ainda falta variedade de recursos didáticos para esse fim. Esta pesquisa objetivou relatar o desempenho na aprendizagem de alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, no conteúdo de Zoologia, mediado pelo uso de um material didático pedagógico. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual no município de Floriano, Piauí. A pesquisa foi de campo seguindo uma abordagem quali-quantitativa. O material didático consistia na descrição das etapas de metamorfose da borboleta e traça. A coleta dos dados foi realizada por um questionário (pré e pós-teste), a análise dos dados foi pelo teste de ganho normalizado da aprendizagem. Os estudantes apresentavam um conhecimento prévio fragmentado sobre o conteúdo e após a aplicação do modelo didático foi possível observar uma melhor assimilação do conteúdo. Os dados de ganhos normalizados da aprendizagem foram altos com valores variando de 0,89 a 1,00. Por fim, sugere que a metodologia foi eficiente no aprendizado dos alunos, e pode ser usada como ferramenta complementar no ensino desse conteúdo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Francisca Aparecida de Sousa Alves, Instituto Federal do Piauí - IFPI

    Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, campus Floriano.

  • Lindonilda Dias dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, campus Floriano

    Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, campus Floriano

  • Aracelli de Sousa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí – IFPI/ Departamento de Biologia

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (2005), mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (2009) e doutorado em Biotecnologia pela Rede de Biotecnologia do Nordeste (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal do Piauí. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, em Genética toxicológica com ênfase na toxicidade, citotoxicidade, genotoxicidade, mutagenicidade e ação antioxidante in vivo.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

ALVES, Francisca Aparecida de Sousa; SANTOS, Lindonilda Dias dos; ARAÚJO, Maurício dos Santos; LEITE, Aracelli de Sousa. Uso de metodologias ativas no ensino do conteúdo de Zoologia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 137–153, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12890. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12890. Acesso em: 1 abr. 2025.