As contribuições e limitações do cotidiano na ação profissional do professor de Matemática

Palavras-chave: Ação docente em Matemática, Experiências profissionais, Possibilidades/Desafios

Resumo

O cotidiano tem implicações na prática docente, visto as possibilidades atinentes a atuação do professor. Isto posto, este trabalho foi guiado pela seguinte questão norteadora: “Quais as contribuições e limitações do cotidiano na ação profissional de professores de Matemática da Educação Básica?” Mediante o exposto, traçamos o objetivo de analisar as contribuições e limitações do cotidiano na ação profissional de professores de Matemática da educação básica que vivenciam a fase da experimentação/diversificação. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista individual a quatro professores de Matemática selecionados com base na experiência docente e recorremos a análise de conteúdo para análise de dados. Os professores destacaram o cotidiano como elemento propulsor das aprendizagens discentes, mediante valorização dos conhecimentos matemáticos que os estudantes trazem consigo, bem como de aprendizagem docente, por meio da reflexão acerca das situações vivenciadas. Dentre as limitações do cotidiano em sua ação profissional foram apontados falta de tempo, necessidade de estabilidade profissional, o contexto social dos estudantes e a falta de autonomia e de participação no delineamento de políticas públicas. Ressaltamos a emergência de estratégias que oportunizem ao docente o vislumbramento do cotidiano como fator conducente ao aperfeiçoamento profissional e não algo rotineiro/repetitivo.

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Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente e no eixo Ensino e suas tecnologias. Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/PPGE/UECE). Professor da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE).

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional pela Faculdade Kuriós. Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC-CE). 

Regiane Rodrigues Araújo, Centro Universitário Christus - Unichristus

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Possui Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada pela Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Integrante da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada -LHEC/UFC. Docente do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Christus - Unichristus.

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA)/Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Assistente D da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e pesquisadora, compondo o Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (UECE). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Mestre em Educação pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em coordenação pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). 

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB.

Publicado
21-12-2022
Como Citar
NASCIMENTO, F.; NASCIMENTO, R. DE; RODRIGUES ARAÚJO, R.; RODRIGUES LEITE, L.; LIMA, M. S. As contribuições e limitações do cotidiano na ação profissional do professor de Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 94-115, 21 dez. 2022.