Incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12478

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Ensino Remoto Emergencial, Educação Tecnológica, TDIC, Tecnologias Educacionais

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender as percepções dos professores de Ciências e Matemática da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) sobre a incorporação dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas para mediar os processos de ensino e de aprendizagem e quais as potencialidades e/ou limitações desses recursos. A metodologia segue abordagem qualitativa do tipo exploratória. O questionário online foi aplicado a 23 professores. Os resultados sinalizam que os professores da EBTT participaram de cursos de capacitação para mediar as atividades de ensino no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Constatou-se que, em relação ao ERE, a maioria percebe que as experiências com as TDIC para mediar o ensino foram positivas. Os professores experienciaram novas possibilidades e consideram que, por ser uma experiência nova necessita de avaliação contínua e periódica para aprimoramento e adaptações. Os relatos demonstram que os professores gostariam de continuar utilizando os recursos. Entre as limitações, apontaram a falta de tempo para se capacitarem devido à carga horária de trabalho, necessidade de mais investimento em capacitação, condições socioeconômicas dos envolvidos e infraestrutura adequada por parte da instituição. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam se atualizar e reconhecem a importância da inclusão digital.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ivo de Jesus Ramos, CEFET-MG

    Licenciado em Física e Matemática, e Engenheiro Químico. Mestre em Tecnologias e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e docente permanente da Pós-graduação (Mestrado em Educação Tecnológica). 

  • Leila Saddi Ortega, CEFET-MG

    Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia)  e doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia). Docente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/MG). 

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

MACHADO, Silvia Cota; RAMOS, Ivo de Jesus; ORTEGA, Leila Saddi. Incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 85–104, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12478. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12478. Acesso em: 1 abr. 2025.