Um panorama da epistemologia de Ludwik Fleck em periódicos brasileiros da área de pesquisa em ensino de ciências

Autores

  • Beatriz Aparecida de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Ferrer Pinto Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12368

Palavras-chave:

Epistemologia, Ludwik Fleck, Ensino de Ciência

Resumo

Este artigo apresenta um panorama dos trabalhos em periódicos que empregam a epistemologia de Ludwik Fleck (1896 - 1961) como referencial teórico, investigando quais conceitos fleckianos são abordados e identificando variações e tendências na terminologia adotada e na compreensão dos conceitos nos diversos trabalhos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados em periódicos brasileiros da área de ensino de ciências (Qualis A1, A2 e B1) no período de 2001 a 2020. Foi encontrado um total de 32 artigos publicados no decorrer dos últimos vinte anos. Foi identificado que os conceitos mais abordados foram: estilo de pensamento, coletivo de pensamento, círculos esotérico e exotérico, circulação intracoletiva e intercoletiva. Os conceitos de conexões ativas e passivas estão menos presentes. Foi identificado também o uso de diferentes terminologias para os conceitos de circulação de ideias e conexões e a presença de variações no entendimento acerca das categorias circulação intracoletiva e intercoletiva.

Downloads

Biografia do Autor

  • Beatriz Aparecida de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • André Ferrer Pinto Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Leeds, no Reino Unido, entre Out/2013 e Set/2014; e na Universidade de São Paulo entre Ago/2019 e Jul/2020. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos seguintes setores: ensino de ciências, ensino de física, filosofia e sociologia da ciência no ensino de ciências. 

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

DE SOUZA, Beatriz Aparecida; MARTINS, André Ferrer Pinto. Um panorama da epistemologia de Ludwik Fleck em periódicos brasileiros da área de pesquisa em ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 84–105, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12368. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12368. Acesso em: 1 abr. 2025.