Um panorama da epistemologia de Ludwik Fleck em periódicos brasileiros da área de pesquisa em ensino de ciências

  • Beatriz Aparecida de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Ferrer Pinto Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Epistemologia, Ludwik Fleck, Ensino de Ciência

Resumo

Este artigo apresenta um panorama dos trabalhos em periódicos que empregam a epistemologia de Ludwik Fleck (1896 - 1961) como referencial teórico, investigando quais conceitos fleckianos são abordados e identificando variações e tendências na terminologia adotada e na compreensão dos conceitos nos diversos trabalhos. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados em periódicos brasileiros da área de ensino de ciências (Qualis A1, A2 e B1) no período de 2001 a 2020. Foi encontrado um total de 32 artigos publicados no decorrer dos últimos vinte anos. Foi identificado que os conceitos mais abordados foram: estilo de pensamento, coletivo de pensamento, círculos esotérico e exotérico, circulação intracoletiva e intercoletiva. Os conceitos de conexões ativas e passivas estão menos presentes. Foi identificado também o uso de diferentes terminologias para os conceitos de circulação de ideias e conexões e a presença de variações no entendimento acerca das categorias circulação intracoletiva e intercoletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Aparecida de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

André Ferrer Pinto Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Leeds, no Reino Unido, entre Out/2013 e Set/2014; e na Universidade de São Paulo entre Ago/2019 e Jul/2020. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, pesquisando principalmente nos seguintes setores: ensino de ciências, ensino de física, filosofia e sociologia da ciência no ensino de ciências. 

Publicado
07-10-2021
Como Citar
DE SOUZA, B.; MARTINS, A. Um panorama da epistemologia de Ludwik Fleck em periódicos brasileiros da área de pesquisa em ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 84-105, 7 out. 2021.