O fanzine digital como estratégia didática na formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências

Palavras-chave: Fanzine, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

O fanzine é uma revista artesanal, independente e de baixo custo, o que torna possível sua utilização como um recurso didático. Dessa forma, objetivou-se relatar a atividade de elaboração de fanzines digitais por estudantes de Pedagogia como recurso didático no Ensino de Ciências, bem como refletir acerca da relevância da atividade mencionada para a formação inicial do pedagogo no que tange ao conhecimento de estratégias diversas para o ensino de Ciências. Para tanto, os discentes, em equipe, elaboraram fanzines com a temática: “A cozinha como espaço para ensinar Ciências”. Os fanzines foram confeccionados com subtemas diversos, envolvendo segurança alimentar, doenças relacionadas aos alimentos, atividades culinárias, transformações químicas, entre outros. Notou-se que alguns estudantes optaram por temas que já faziam parte do seu cotidiano ou que já haviam tido contato. Enquanto outros abordaram aspectos sociais, econômicos e ambientais em seus fanzines. Dessa forma, este trabalho evidenciou que a elaboração de fanzines que abordam temas científicos permitem a aproximação de conhecimentos do cotidiano dos estudantes aos conhecimentos científicos como também, percebeu-se que os fanzines agregam aprendizagens e posturas que beneficiam a formação inicial do pedagogo e sua atuação no ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Crosara Maia Leite, UFC

Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino , FACED - UFC. É uma das lideres do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de biologia, ensino de ciências, metodologias para o ensino de ciências.

Raquel Sales Miranda, Universidade Federal do Ceará

Raquel Sales Miranda, Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UFC, mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), vinculado à UFC e é professora efetiva de Ciências da Prefeitura de Fortaleza- CE e professora efetiva de Biologia na Rede Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Análise de Livros didáticos de Ciências e Biologia, Seleção e uso do Livro Didático, Ensino de Ciências, Saberes Docentes, Formação de Professores e Educação Ambiental.

Jarbas de Negreiros Pereira, Universidade Federal do Ceará

Jarbas de Negreiros Pereira. Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA, Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), vinculado à UFC e é professor da rede de ensino estadual e privada em Ibiapina- CE.

Maria Costa de Mendonça, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou do Programa de Iniciação à Docência (PID) como monitora no projeto “Ensino de Ciências: investigação como prática pedagógica”, na disciplina Ensino de Ciências.

Publicado
08-10-2021
Como Citar
CROSARA MAIA LEITE, R.; MIRANDA, R.; PEREIRA, J.; DE MENDONÇA, M. O fanzine digital como estratégia didática na formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 570-582, 8 out. 2021.
Seção
Relatos de Experiências