A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular

  • Brenno Ramy Teodósio da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ana Karine Portela Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0003-1087-5006
  • Francisco Marcôncio Targino de Moura Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza- SME https://orcid.org/0000-0002-0800-9347
Palavras-chave: Ensino de Química, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem

Resumo

Diante da necessidade de dinamizar o Ensino de Química, considerando a superação do ensino tradicional e passivo, urge se trabalhar com metodologias que envolvam os alunos e proporcionem uma efetiva aprendizagem. Assim, o objetivo desta pesquisa foi vivenciar o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) no Ensino de Química com alunos da 1ª série do Ensino Médio, de maneira a observar a percepção dos alunos quanto às contribuições dessa metodologia para aprendizagem no Ensino de Química. A pesquisa foi do tipo Qualitativa, sendo o método – pesquisa participante, com adaptações à realidade, contudo, mantendo-se a base do método, que é interação direta do pesquisador com os participantes. A experiência adquirida com o método da Sala de Aula Invertida foi satisfatória, pois ocorreu um envolvimento por completo na contribuição do processo de ensino e aprendizagem. Como aspecto positivo do trabalho, ademais de relatar o que foi utilizado com os alunos em relação à experiência vivida com o método de ensino, destaca-se uma melhora no processo de percepção dos discentes, uma vez que esta metodologia vai muito além do que é lecionado em sala de aula, levando-os, consequentemente, a obter bom desempenho nas avaliações.

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Biografia do Autor

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE). Docente efetiva do Instituto Federal Ceará (IFCE), atualmente lotada no Campus Paracuru. Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE (Campus Fortaleza). Desenvolve atividades nas seguintes áreas: Aprendizagem Significativa no Ensino de Química, e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA).

Francisco Marcôncio Targino de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza- SME

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho da Regional VIII. Tem na área de Educação, atuando em cursos de formação de professores e assessoria pedagógica, principalmente nas seguintes áreas: Avaliação, Planejamento, Metodologia do Ensino de Ciências, Pesquisa Educacional, Formação de Professores e Estágio de Docência.

Publicado
08-10-2021
Como Citar
RAMY TEODÓSIO DA SILVA, B.; PORTELA VASCONCELOS, A.; TARGINO DE MOURA, F. A Sala de Aula Invertida (SAI): Uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 538-551, 8 out. 2021.
Seção
Relatos de Experiências