O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte

Resumo

As Histórias em Quadrinhos-HQs têm se mostrado uma estratégia interessante para o ensino Química. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo efetuar um levantamento de revisão de literatura, do tipo estado da arte, sobre artigo, no ensino de Química-EQ, com enfoque nas HQs, nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, no recorte temporal de 2010 a 2018. Os artigos selecionados foram revisados manualmente e em seguida os dados foram tratados quantitativamente. A partir do levantamento, mostrou-se a necessidade de produção e publicação de artigos que tratem sobre a inserção de HQs ao EQ, apesar de ter encontrado um número significativo que aborda esta temática, de 36 artigos. Constatou-se uma demonstração de potencial significativo de HQs, na motivação e promoção à aprendizagem de conceitos químicos.  Foi Observado que a maioria dos artigos analisados aborda sobre o ensino médio e ensino superior, e de uma maneira mais sutil, o ensino fundamental e formação de professores. Observou-se também que a maioria dos artigos analisados trabalha uma temática especifica na disciplina de Química, de forma contextualizada/cotidiana e lúdica. O levantamento realizado nos permitiu também conhecer melhor o gênero textual ao ser inserido nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente a disciplina de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-10-2021
Como Citar
BORGES, R. DA; DE SÁ, ÉZIO; JÙNIOR, G. O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 205-227, 7 out. 2021.