O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12274

Resumo

As Histórias em Quadrinhos-HQs têm se mostrado uma estratégia interessante para o ensino Química. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo efetuar um levantamento de revisão de literatura, do tipo estado da arte, sobre artigo, no ensino de Química-EQ, com enfoque nas HQs, nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, no recorte temporal de 2010 a 2018. Os artigos selecionados foram revisados manualmente e em seguida os dados foram tratados quantitativamente. A partir do levantamento, mostrou-se a necessidade de produção e publicação de artigos que tratem sobre a inserção de HQs ao EQ, apesar de ter encontrado um número significativo que aborda esta temática, de 36 artigos. Constatou-se uma demonstração de potencial significativo de HQs, na motivação e promoção à aprendizagem de conceitos químicos.  Foi Observado que a maioria dos artigos analisados aborda sobre o ensino médio e ensino superior, e de uma maneira mais sutil, o ensino fundamental e formação de professores. Observou-se também que a maioria dos artigos analisados trabalha uma temática especifica na disciplina de Química, de forma contextualizada/cotidiana e lúdica. O levantamento realizado nos permitiu também conhecer melhor o gênero textual ao ser inserido nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente a disciplina de Química.

Downloads

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

BORGES, Ronaldo da Silva; DE SÁ, Ézio Raul Alves; JÙNIOR, Geraldo Eduardo da Luz. O “sim” do ensino de química às histórias em quadrinhos: um recorte do estado da arte. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 205–227, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12274. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12274. Acesso em: 1 abr. 2025.