Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química

Autores

  • Amanda Alves Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175

Palavras-chave:

Ensino remoto, Experimentos, Materiais Alternativos, Química

Resumo

Devido ao cenário de pandemia atribuído ao surgimento do novo Coronavírus e ao distanciamento social adotado para minimizar sua circulação e transmissão, o ensino remoto tornou-se uma realidade na área da educação. Trabalhar de forma remota gerou a necessidade de diversas adaptações no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se ainda mais desafiador na área da Ciência, onde professores e alunos utilizam de atividades experimentais para desenvolver maior estímulo, interesse e aprendizado, caracterizando-se como um forte aliado nas metodologias de ensino. Diante do exposto, este artigo apresenta a descrição de experimentos e sua relação com os conteúdos da disciplina de Química Geral do curso de Ciências da Natureza durante período de ensino remoto, os quais foram realizados pelos alunos a partir da adaptação de materiais e orientação do professor. Todos os experimentos foram construídos pelos estudantes em suas residências, além disso, os mesmos fizeram a gravação das etapas experimentais com as devidas explicações e seus vídeos foram então enviados para o docente para avaliação. Com base no aproveitamento dos alunos na disciplina, bem como, relatos dos estudantes a respeito da metodologia empregada, considera-se que o trabalho foi bastante exitoso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

08-10-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BARBOSA, Amanda Alves. Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de química. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 479–494, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12175. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12175. Acesso em: 16 mar. 2025.