BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental

  • Anazia Aparecida Reis Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Elaine Cristina Apolinário de Azevedo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Junia Freguglia Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Lidiane dos Santos Scarabelli Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Palavras-chave: BNCC;, alfabetização científica;, práticas científicas e epistêmicas;, ensino de ciências.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino de Ciências na perspectiva do Letramento Científico. Em que pese o debate em torno da BNCC e da definição do termo letramento para a educação científica, este trabalho visa contribuir para a pesquisa e para a prática no ensino de Ciências, apresentando a identificação e análise das práticas científicas e epistêmicas associadas às habilidades propostas pela BNCC para os anos finais do ensino fundamental na área de Ciências da Natureza, tomando como referência pesquisa semelhante realizada por Sasseron sobre os anos iniciais. Assim, constatamos que, em todo o ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza da BNCC apresenta maior associação a práticas científicas do que a práticas epistêmicas e que existe um número elevado de habilidades sem associação a práticas epistêmicas, bem como uma elevada quantidade de habilidades que não apresentam práticas epistêmicas e práticas científicas em concomitância. Além disso, há alta incidência de práticas comuns ao ensino tradicionalmente marcado pela passividade dos estudantes e por atividades de reprodução, em detrimento de outras que avançam no sentido da inserção dos estudantes na cultura científica, indicando incoerências e contradições importantes de serem observadas no planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem.

 

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
REIS, A.; APOLINÁRIO DE AZEVEDO, E.; FREGUGLIA, J.; SCARABELLI RIBEIRO, L. BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 487-503, 3 mar. 2021.