Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como Sistemas Sociais Autopoiéticos

  • Renato Avellar de Albuquerque UFRGS/IFRS
  • Michelle Camara Pizzato UFRGS/IFRS
Palavras-chave: Niklas Luhmann;, políticas públicas;, ensino de ciências;, autopoiese.

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, como representativo do conjunto dos Institutos Federais (IFs), analisado sob a perspectiva da Teoria dos Sistemas Sociais, desenvolvido pelo sociólogo Niklas Luhmann, em sua função voltada à oferta e apoio ao ensino de ciências. Os autores buscam mostrar como os IFs se comportam enquanto um sistema autopoiético do tipo organizacional, tendo um de seus sentidos originais a tarefa de se tornar uma instituição de referência e excelência no ensino de ciências. Através da análise dos documentos normativos, das atas de colegiado de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e de entrevistas, é possível identificar mecanismos de adaptação e atualização institucional. A conclusão aponta que o modelo teórico traduz as observações de funcionamento dos IFs e pode indicar como estes mecanismos transformam decisões e autorreferências em funções institucionais, traduzindo políticas públicas em práticas sociais.

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
DE ALBUQUERQUE, R.; PIZZATO, M. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como Sistemas Sociais Autopoiéticos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 449-468, 3 mar. 2021.