A reciclagem de sucata eletrônica como tema gerador de práticas educativas no nível médio do Ensino de Química

  • Vanda Thomas Preussler Escolas Estaduais de Educação Básica do RS
  • Patrícia Marasca Fucks Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Lixo eletrônico, Resíduo Sólido, Educação Ambiental

Resumo

A crescente produção brasileira de lixo eletrônico e sua destinação inadequada prejudicam o Meio Ambiente e bem-estar. No contexto escolar, enfocando-se a Educação Ambiental, discute-se a problematização dessa realidade: Como a temática da reciclagem de sucata eletrônica é utilizada nas práticas educativas em aula, no nível médio do Ensino de Química, para sensibilização ambiental discente? Objetivou-se analisar possibilidades de uso da reciclagem de sucata eletrônica como tema gerador das práticas educativas no nível médio do Ensino de Química. Com abordagem qualitativa, desenvolveu-se a Pesquisa Bibliográfica, consultando-se publicações em acesso aberto para constituição do corpus de análise. A perspectiva freireana norteou o percurso teórico-metodológico, interpretando-se os dados pela Análise Textual Discursiva. Constatou-se preponderância de atividades (aulas teóricas, gincanas e palestras) concebidas isoladamente, desarticuladas do ensino praticado e dos demais conteúdos curriculares. Resultaram categorizadas, como Estratégias Didáticas, duas possibilidades de abordagem da questão socioambiental: o uso de Experimentação e de Histórias em Quadrinhos. Elas provocaram reflexões, no plano social e pedagógico, sobre como conduzir dialeticamente o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, a partir do tema gerador. Desafiaram docentes a compartilhar saberes e relatar suas experiências, repensando o ensinar, em favor da formação cidadã comprometida com a questão socioambiental, oportunizando uma Educação transformadora.

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
PREUSSLER, V.; FUCKS, P. A reciclagem de sucata eletrônica como tema gerador de práticas educativas no nível médio do Ensino de Química. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 504-521, 3 mar. 2021.