Análise Textual Discursiva no estudo da palavra Experiência nas dissertações de mestrado em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12137Palavras-chave:
Experiência do pesquisador;, Vivências na pesquisa., Sentido da experiência;Resumo
O presente artigo visa compreender o sentido da palavra Experiência nas pesquisas a nível de mestrado na área de Educação em Ciências. Centrou-se na análise das dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A partir das dissertações coletadas como dados de pesquisa, a análise foi realizada no viés da Análise Textual Discursiva (ATD), sendo realizado o processo de unitarização e categorização dos resumos de cada pesquisa, emergindo a composição de três metatextos como modo de comunicar as categorias finais emergentes. Apresentam-se as compreensões relacionadas a pesquisa em Educação em Ciências a partir da experiência, os significados construídos na perspectiva da experiência e as relações entre pesquisador e os sujeitos colaboradores. Argumenta-se a importância de um olhar atento ao movimento de pesquisar a partir da experiência, pois permite perceber o lugar do outro e também as relações estabelecidas com a pesquisa.