Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia

  • Fernando Delabio Universidade Estadual de Maringá
  • Débora Piai Cedran Universidade Estadual de Maringá
  • Lorraine Mori Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michellan Kioranis Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Concepções de Ciência;, Divulgação Científica;, Educação Científica.

Resumo

A divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Delabio, Universidade Estadual de Maringá

A divulgação científica tem ganhado especial atenção nas discussões a respeito da ciência e do ensino de ciências, muito devido à pesquisa realizada em 1987 sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia, visando ações de divulgação científica. Os PCNEM e as PCN+ que trazem orientações sobre o uso dessa forma de comunicação no ensino são marcos na aproximação entre ensino e divulgação científica. Assim, incorporando-se à nossa cultura e aumentando a importância de analisar criticamente essas informações para entender melhor o que é e para que serve a divulgação científica, pois, sem alguns cuidados, pode ter impactos negativos. Buscamos investigar as relações entre as ideias ou percepções do público participante das pesquisas e suas próprias atitudes, divulgadas como resultados da pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Os dados mostram uma população confiante nos benefícios da C&T, contudo sem saber quais benefícios, nem apresentando o mesmo grau de confiança no solucionar problemas como fome e pobreza e, ainda, considerando das maiores responsáveis pelos problemas ambientais. Também contrastantes quanto à importância da participação em decisões sobre o rumo da ciência, enquanto mostra-se pouco interessada por ciência ou acredita que pessoas não são capazes de aprender ciência.  

 

Publicado
03-03-2021
Como Citar
DELABIO, F.; PIAI CEDRAN, D.; MORI, L.; MICHELLAN KIORANIS, N. Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 273-290, 3 mar. 2021.