Reflexões e expectativas iniciais de licenciandos de Ciências da Natureza no ingresso em curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científica

  • Cecilia Decarli Doutoranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cíntia Inês Boll Professora Doutora no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Educação Emocional;, Educação Científica;, extensão;, Avaliação.

Resumo

 A Educação Emocional permeia todo o currículo escolar. Uma vez que as emoções norteiam as relações humanas, compreendê-las favorece o desenvolvimento cognitivo, pois gera ações de autocontrole, autoconhecimento e tomada de decisões, também oferecendo subsídios para a Educação Científica de qualidade. Este artigo tem por objetivo identificar as expectativas e reflexões iniciais dos cursistas acerca de um curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científica, visando construir o planejamento do curso e comparar as expectativas iniciais com a autoavaliação final dos cursistas formados. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo textual para avaliar respostas de 29 inscritos no curso de extensão mencionado, oriundos da Licenciatura em Ciências da Natureza (UFRGS). Foram geradas análises simples - nuvem de palavras e análises multivariadas - e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). A partir disso, foi possível inferir sobre classes de palavras e planejar a súmula de conteúdos baseada nas expectativas dos cursistas que, por fim, foram comparadas à autoavaliação final dos alunos concluintes. Essa ferramenta de análise inicial, em conjunto com a avaliação final, demonstrou que trabalhar nessa perspectiva gera qualidade e sucesso a ações de extensão que complementam a formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
03-03-2021
Como Citar
DECARLI, C.; BOLL, C. Reflexões e expectativas iniciais de licenciandos de Ciências da Natureza no ingresso em curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 211-226, 3 mar. 2021.