Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018

Autores

  • Mariana Cavichioli Alves Universidade Estadual de Maringá
  • Viviane Fagundes Pacheco Universidade Estadual de Maringá; Universidade do Estado do Amazonas
  • Jaime da Costa Cedran Universidade Estadual de Maringá
  • Neide Maria Michelan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12122

Palavras-chave:

ENEQ, produção acadêmica, ensino de Química

Resumo

O trabalho ao qual se refere este artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2006 a 2018 em distribuição por linhas temáticas. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para visualização pelo método gráfico. Nos resultados foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das sete últimas edições do evento. Desse modo, pode-se evidenciar um crescimento significativo de trabalhos publicados no ENEQ durante o período analisado, dos quais a temática ensino aprendizagem aparece como a mais recorrente. Por outro lado, as linhas Currículo e Avaliação, Formação de Professores e Experimentação apresentaram decaimento em publicações, enquanto as temáticas CTS, Educação em espaços não-formais e Divulgação Científica tiveram acrescidos à medida que foram incorporadas ao evento. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento/adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.

Downloads

Downloads

Publicado

03-03-2021

Como Citar

ALVES, Mariana Cavichioli; PACHECO, Viviane Fagundes; CEDRAN, Jaime da Costa; KIOURANIS, Neide Maria Michelan. Encontros Nacionais de Ensino de Química: mapeando as linhas temáticas dos ENEQ´s de 2006 a 2018. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 227–241, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12122. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12122. Acesso em: 1 abr. 2025.