Uma experiência de orientação de pesquisas científicas nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: iniciação científica;, palavra escola básica;, orientação de pesquisas.

Resumo

A prática pedagógica da iniciação científica na escola básica vem ganhando relevância na contemporaneidade, na medida em que a construção do conhecimento perpassa os processos de buscas por respostas de questionamentos feitos pelos estudantes a partir de suas experiências. O principal objetivo do presente texto é relatar o desenvolvimento de uma experiência de orientação de pesquisa científica no âmbito da escola, a partir da descrição das etapas envolvidas das investigações de estudantes-pesquisadores do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Para tanto, verificou-se o papel do docente orientador e de seis estudantes na disciplina de Iniciação Científica, formando o corpus da investigação. Considera-se, portanto, que a ação discutida possibilita entender os estudantes como protagonistas de suas aprendizagens, a partir do emprego da Iniciação Científica na escola básica. Ao mesmo tempo, o processo do exercício reflexivo entre as atividades dos estudantes e do orientador coloca em ação as perspectivas de uma práxis docente conectada com as exigências contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
HUGO NEDEL OLIVEIRA, V. Uma experiência de orientação de pesquisas científicas nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 259-268, 5 fev. 2021.