A escola como espaço de formação de professores em comunidade: O movimento de pensar o desenvolvimento de projetos investigativos em Ciências

  • Karlene Tatiana Kolling Universidade Federal do Rio Grande – Campus Santo Antônio da Patrulha
Palavras-chave: Projetos investigativos em Ciências, Formação Continuada de Professores, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho traz o relato de um projeto investigativo em Ciências desenvolvido em uma turma de quinto ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Médio Berthalina Kirsch, localizada na cidade de Igrejinha/RS. Nesse contexto, a pesquisa em sala de aula proporcionou movimentos pedagógicos colaborativos entre professores no sentido de promover a interdisciplinaridade e oportunizar o protagonismo estudantil. Ademais, evidenciou a importância da alfabetização e da argumentação científicas, buscando parcerias entre escolas e considerando a mostra do conhecimento como um espaço-tempo não formal de formação permanente. Além disso, aproximou a escola da Universidade por meio do I Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras Científicas promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), destacando, assim, a relevância de um ressignificar constante das práticas docentes, quando os saberes-fazeres de cada professor(a) se mostram como objetos a serem constantemente aperfeiçoados. Sendo assim, o projeto interdisciplinar “Borboletas: de um verso para o universo” se mostrou como um cenário em que os sujeitos envolvidos, unidos por um objetivo em comum, construíram conhecimentos significativos por meio de interações dialógicas e mediações pedagógicas alicerçadas na partilha de experiências e na potencialidade da escola enquanto espaço de formação de professores em comunidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
KOLLING, K. A escola como espaço de formação de professores em comunidade: O movimento de pensar o desenvolvimento de projetos investigativos em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 148-158, 5 fev. 2021.