Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?

Autores

  • Henrique Arnoldo Junior Universidade Santa Cecília (UNISANTA)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12079

Palavras-chave:

Adequações Curriculares, Autismo, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O presente relato apresenta algumas Adequações Curriculares – AC, efetuadas pelo autor como professor de Matemática em uma sala de recursos para Atendimento Educacional Especializado – AEE, entre maio a dezembro de 2019, para estudantes autistas. Baseando-se no pressuposto de que não é de qualquer forma que se promove uma AC, alguns momentos pedagógicos em sala de aula foram investigados. Constatou-se que a cada instante, novas AC são reinventadas, estando relacionadas a diferentes autismos. As experiências relatadas apontam o uso de recursos visuais como alternativa para compreensão dos conteúdos matemáticos, tanto por autistas como por neurotípicos. As informações obtidas apontam a necessidade de uma pedagogia visual voltada para o ensino da Matemática, e elencam uma lista de estratégias, provisórias, nunca acabadas ou definitivas, mas que se mostraram positivas para o avanço de aprendizagem destes alunos e que podem ser empregadas por diferentes profissionais da Educação para o ensino e a aprendizagem de estudantes autistas.

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Publicado

05-02-2021

Como Citar

JUNIOR, Henrique Arnoldo. Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 2, p. 122–134, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12079. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12079. Acesso em: 2 abr. 2025.