Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?

  • Henrique Arnoldo Junior Universidade Santa Cecília (UNISANTA)
Palavras-chave: Adequações Curriculares, Autismo, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O presente relato apresenta algumas Adequações Curriculares – AC, efetuadas pelo autor como professor de Matemática em uma sala de recursos para Atendimento Educacional Especializado – AEE, entre maio a dezembro de 2019, para estudantes autistas. Baseando-se no pressuposto de que não é de qualquer forma que se promove uma AC, alguns momentos pedagógicos em sala de aula foram investigados. Constatou-se que a cada instante, novas AC são reinventadas, estando relacionadas a diferentes autismos. As experiências relatadas apontam o uso de recursos visuais como alternativa para compreensão dos conteúdos matemáticos, tanto por autistas como por neurotípicos. As informações obtidas apontam a necessidade de uma pedagogia visual voltada para o ensino da Matemática, e elencam uma lista de estratégias, provisórias, nunca acabadas ou definitivas, mas que se mostraram positivas para o avanço de aprendizagem destes alunos e que podem ser empregadas por diferentes profissionais da Educação para o ensino e a aprendizagem de estudantes autistas.

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Publicado
05-02-2021
Como Citar
JUNIOR, H. Adequações curriculares para alunos com autismo: o que é? Como fazer?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 122-134, 5 fev. 2021.