Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes

Palavras-chave: Esteroides, Adolescentes, Professores

Resumo

A busca dos jovens pelo corpo perfeito influi para o consumo de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), entretanto o consumo desses sem prescrição médica pode acarretar efeitos colaterais graves. O objetivo do estudo foi averiguar o conhecimento de adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública sobre os EAA. Selecionou-se 31 alunos entre 15 e 17 anos (17 homens e 14 mulheres). O instrumento utilizado se tratou de um questionário. A maioria dos alunos não havia utilizado EAA e sabiam dos possíveis efeitos colaterais (90,3%), dos que usaram os meios foram: injetáveis (3,2%), ingestão (3,2%) e ambas (3,2%). Acerca da tratativa do assunto em casa 60% responderam de forma negativa. Todos os alunos disseram conhecer sobre os EAA. Sobre a indicação dos EAA a outra pessoa, 3% responderam de forma afirmativa, enquanto 97% não indicariam o uso. Diante do uso por motivos estéticos 16% relataram o interesse e 84% responderam que não usariam. Em relação à abordagem em sala de aula 58% afirmaram terem tido aulas a esse respeito e 90% julgam necessário à presença do assunto na grade curricular. Conclui-se então a relevância da atuação docente na abordagem sobre os EAA em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Martins Ramos, Faculdade Cidade de Coromandel - FCC

Graduado em Educação Física, pela Faculdade Cidade de Coromandel - FCC

Douglas Pereira Castro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Promoção de Saúde pela universidade de Franca - UNIFRAN. Graduado pelo Centro Universitário do Cerrado - UNICERP. Membro do grupo de pesquisa para formação de professores de Física - GPFPF - UFU

Publicado
08-10-2021
Como Citar
RAMOS, L.; CASTRO, D. Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 42-62, 8 out. 2021.