Sala de aula invertida com experimentação no ensino da óptica geométrica em uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

  • Carolina Krupp Consul Confortin Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rosângela Menegotto Costa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tobias Espinosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Sala de Aula Invertida, Óptica Geométrica, Atividades Experimentais

Resumo

O presente artigo apresenta, discute e analisa uma aplicação da Sala de Aula Invertida (SAI) com experimentação no ensino da óptica geométrica. A SAI é um modelo de ensino que propõe colocar o aluno como parte central, ativa e responsável no processo de aprendizagem. Na SAI ocorre uma inversão no processo: as atividades usualmente feitas em casa são realizadas em aula e as tarefas geralmente realizadas em aula são feitas em casa. A referida aplicação foi realizada em duas turmas de 2° ano do Ensino Médio de uma escola estadual. A SAI foi vinculada com atividades experimentais e uso de tecnologias digitais. Os alunos receberam o material didático por uma rede social em um momento anterior ao presencial. O celular esteve presente durante todo o processo para consulta e registro das atividades. O material foi constituído de explicações conceituais e atividades. Durante os momentos presenciais discutiram-se dúvidas, foram realizados questionários, rodas de conversas e atividades experimentais. Através das atividades experimentais os alunos puderam visualizar na prática os conceitos estudados. Foi possível observar que os alunos se engajaram nas atividades, demonstrando interesse e dedicação nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
CONFORTIN, C.; COSTA, R.; ESPINOSA, T. Sala de aula invertida com experimentação no ensino da óptica geométrica em uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 56-67, 5 fev. 2021.