Compreensão de Conceitos das Ciências Biológicas por Estudantes de uma Escola Pública de Salvador e sua Interface com o Letramento Científico

  • Nestor Barbosa de Oliveira-Junior Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia
  • David Santana Lopes Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Letramento Científico, Ensino de Biologia, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum Curricular, Programa Internacional de Avaliação Alunos

Resumo

O Letramento Científico vem se configurando como um importante campo de pesquisa, não só como indicador, mas também como prática no contexto do Ensino de Ciências. As definições de competências para a formação de um indivíduo cientificamente letrado têm sido adotadas por documentos orientadores como a BNCC, elevando as discussões para os diferentes campos do saber da Ciências da Natureza, como a Biologia, que traz consigo especificidades quando discutidos as complexidades conceituais que a envolvem. Atento a essa teia de relações, este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis dimensões de Letramento Científico de estudantes de uma escola pública de Salvador a partir da compreensão de conceitos presentes nas Ciências Biológicas. A partir dos resultados, foi possível discutir as dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão de termos científicos ligados a Biologia e como essa lacuna de aprendizagem reverbera na construção de argumentos e percepções dos estudantes sobre conceitos científicos para além do seu estrito significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Gabriela; BRAGA, Rodrigo; GOMES, Vinicius. Conhecimento dos alunos sobre microrganismos e seu uso no cotidiano. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, 2012.
ARAGUAIA, Mariana. "Evolução"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/evolucao.htm. Acesso em 30 de maio de 2019
BAHIA. Consulta Escola: CEMAB. Secretaria da Educação. Disponível em http://escolas.educacao.ba.gov.br/node/11994. Acesso em 10 de Janeiro de 2020
BRANCO, Alessandra et al. alfabetização e letramento científico na bncc e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, v. 3, p. 702-713, 2018.
BRASIL. INEP. Resumo Técnico: resultado do índice de desenvolvimento da educação básica. Brasília, MEC/INEP, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, MEC, 2018.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA). Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília: MEC/INEP. 2019.
CASSINI, Sérgio. Ecologia: conceitos fundamentais. Espírito Santo: EDUFES, 2005.
CAZORLA, Irene; SILVA JÚNIOR, Antônio; SANTANA, Eurivalda. Reflexões sobre o ensino de variáveis conceituais na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 354-373, 2018.
CHAVES, Rafaela; MORAES, Simone; LIRA-DA-SILVA, Rejâne. Por que ensinar tempo geológico na educação básica?. Terræ Didatica, v. 14, n. 3, p. 233-244, 2019
CLUTTON-BROCK, Juliet. A natural history of domesticated mammals. Cambridge University Press, 1999.
DEL PINO, José; STRACK, Ricardo. O desafio da cientificidade na sala de aula. Revista Pátio Ensino Médio. V. 12, n.01, 2012, p. 11-13.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José; PERNAMBUCO, Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortês, 2018.
DIAS, Diogo. "O que é fermentação?". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-fermentacao.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2021.
DURÉ, Ravi; ANDRADE, Maria; ABÍLIO, Francisco. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.
ESCODINO, Daniel; GÓES, Andréa. Alfabetização científica e aprendizagem significativa: situação de alunos de escolas estaduais do Rio de Janeiro com relação a conceitos de biologia molecular. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 563-579, 2016.
INSTITUTO ABRAMUNDO. Indicador de Letramento Científico: relatório técnico da edição 2014. São Paulo, SP, 2014.
KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. Moderna, 2004.
LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932
LIMA, Mikeas; WEBER, Karen. Determinação de níveis de letramento científico a partir da resolução de casos investigativos envolvendo questões sociocientíficas. Educación química, v. 30, n. 1, p. 69-79, 2019
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, 2001.
MAYER, Margareth et al. Professor: mediador entre o abstrato e o concreto. In: ENPEC, Anais... Atibaia, v. 3, p. 1-6, 2001.
SANTOS, Wildson. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007.
SERRAO, Luis et al. A experiência de um indicador de letramento científico. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 160, p. 334-361, 2016.
Publicado
07-10-2021
Como Citar
OLIVEIRA-JUNIOR, N. B. DE; LOPES, D. S. Compreensão de Conceitos das Ciências Biológicas por Estudantes de uma Escola Pública de Salvador e sua Interface com o Letramento Científico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 22-41, 7 out. 2021.