Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12050

Palavras-chave:

Etnobotânica, Contextualização, Ensino de Ciências

Resumo

 

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Bruno Ferreira Matos, Universidade Estadual do Ceará

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateus - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Servidor público efetivo da Secretaria de Educação do Município de Ipaporanga.

  • José Jucelino Alves de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateus - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Servidor público efetivo da Secretaria de Educação do Município de Ipaporanga.

  • Rafaela Vieira Façanha, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Mestra em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora na Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE) no período de 2017 a 2019. Atualmente é docente na Faculdade Ieducare.

  • Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq). Professor-colaborador no projeto de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Educacionais (EPTEDUC).

  • Deborah Ximenes Torres Holanda, Universidade Estadual do Ceará

    Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (ENCIMA/UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Foi professora no Curso de Ciências Biológicas na FAEC/UECE no período de 2014 a 2020. Atualmente é docente na Faculdade Princesa do Oeste (FPO).

Downloads

Publicado

07-10-2021

Como Citar

MATOS, Bruno Ferreira; SOUSA, José Jucelino Alves de; FAÇANHA, Rafaela Vieira; MOURA, Francisco Nunes de Sousa; HOLANDA, Deborah Ximenes Torres. Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 1–21, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12050. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12050. Acesso em: 1 abr. 2025.