Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências

Palavras-chave: Etnobotânica, Contextualização, Ensino de Ciências

Resumo

 

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnobotânico sobre plantas nativas, com foco em três espécies vegetais, e fazer um paralelo entre o que a ciência diz sobre tais espécies com o conhecimento que uma comunidade escolar detém sobre elas, promovendo conexões para a contextualização no ensino de ciências. Para isso, foram selecionadas três espécies nativas da cidade de Ipaporanga-CE para identificação e estudo. Posteriormente, foi aplicado um questionário com alunos, professores e funcionários de uma escola a fim de obter informações sobre essas espécies vegetais e, assim, realizar uma comparação de dados. Por fim, foi realizado um seminário na escola pesquisada para construir com alunos e professor o conhecimento sobre as características, propriedades e utilizações desses frutos nativos, objetivando tornar estas espécies mais conhecidas, aproveitadas e dando pistas de contextualização de conteúdos nas aulas de ciências. Constatou-se que o público escolar reconhece algumas plantas vegetais nativas, porém, no que diz respeito às propriedades e benefícios, possuem pouco conhecimento.

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Biografia do Autor

Bruno Ferreira Matos, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateus - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Servidor público efetivo da Secretaria de Educação do Município de Ipaporanga.

José Jucelino Alves de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateus - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Servidor público efetivo da Secretaria de Educação do Município de Ipaporanga.

Rafaela Vieira Façanha, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Mestra em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora na Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE) no período de 2017 a 2019. Atualmente é docente na Faculdade Ieducare.

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq). Professor-colaborador no projeto de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Educacionais (EPTEDUC).

Deborah Ximenes Torres Holanda, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (ENCIMA/UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Foi professora no Curso de Ciências Biológicas na FAEC/UECE no período de 2014 a 2020. Atualmente é docente na Faculdade Princesa do Oeste (FPO).

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Publicado
07-10-2021
Como Citar
MATOS, B. F.; SOUSA, J. J. A. DE; FAÇANHA, R. V.; MOURA, F. N. DE S.; HOLANDA, D. X. T. Plantas nativas e a prática da contextualização: uma investigação etnobotânica no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 1-21, 7 out. 2021.