Estágio Curricular Supervisionado no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: desafios e possibilidades

Autores

  • Lucineia Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Erechim
  • Fernanda Teresa Moro Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Erechim
  • Lisandra Almeida Lisovski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Erechim

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11824

Palavras-chave:

Estágio Curricular;, Ensino de Ciências;, Educação do Campo.

Resumo

Este trabalho objetiva investigar os desafios e dificuldades que os acadêmicos estagiários do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim, apresentam durante o estágio IV, bem como se as atividades experimentais fazem parte de seus planejamentos nos referidos estágios. Buscamos respostas para o seguinte problema: Quais os desafios e dificuldades que os acadêmicos enfrentam durante a elaboração do planejamento do estágio supervisionado no ensino médio? A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa. A análise dos dados, coletados junto aos acadêmicos que realizaram o estágio IV (primeiro semestre 2019), incluiu um questionário com perguntas abertas, a partir do qual foram elaboradas categorias de respostas, analisadas conforme proposições da Teoria Fundamentada de Charmaz (2009). Como resultados apontamos dificuldade dos estagiários na articulação das disciplinas de biologia, física e química, com seus respectivos conteúdos de forma interdisciplinar. Os resultados apontam a necessidade de olhares diferenciados para a formação inicial em um curso interdisciplinar, promovendo o enriquecimento dos planejamentos, bem como contemplar a interdisciplinaridade e o uso de atividades experimentais em componentes curriculares do curso e nos estágios supervisionados, para que ambas possam efetivamente permear e enriquecer a práxis do futuro professor.

Downloads

Biografia do Autor

  • Lucineia Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Erechim

    Graduanda em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza (UFFS – Campus Erechim)

  • Fernanda Teresa Moro, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Erechim

    Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

  • Lisandra Almeida Lisovski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Erechim

    Doutoranda em Ensino (Univates). Mestra em Ensino de Ciências Exatas (Univates).

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

LOPES, Lucineia; MORO, Fernanda Teresa; ALMEIDA LISOVSKI, Lisandra. Estágio Curricular Supervisionado no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: desafios e possibilidades. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 325–340, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11824. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11824. Acesso em: 1 abr. 2025.